
Por Murilo Rodrigues, do ATUAL
MANAUS – O segundo dia da NRF 2024 (National Retail Federation – Federação Nacional de Varejo), realizada em Nova York, Estados Unidos, teve com destaque palestra com o ex-astro internacional de basquete e agora empresário Earvin ‘Magic’ Johnson Júnior, 64 anos.
As informações sobre a NRF estão sendo fornecidas pelo CEO do IBVV (Instituto Brasileiro de Vendas e Varejo), Marcelo Salum, que está em Nova York.
Nesta segunda-feira (15), Magic relatou que a dificuldade no mundo dos negócios e do esporte não é de chegar no topo do sucesso, de ser o número 1 no que você faz, mas sim de permanecer naquela posição. O ex-jogador também falou que para alcançar o sucesso, é preciso “contratar as pessoas corretas, com a mentalidade correta”.
Magic disse que é preciso possuir uma estratégia sólida, tendo os funcionários corretos para executar a visão estabelecida. Segundo ele, “é preciso aceitar a crítica e crescer com elas sem excesso de emoção”.
Magic Johson destacou também em seu discurso que é preciso saber ler um cenário em que você está com números relevantes para poder “tomar decisões corretas e assim conseguir chegar ao topo do sucesso e se manter nele”.
Magic Johson
Earvin ‘Magic’ Johnson foi jogador do Los Angeles Lakeres, na NBA (National Basketball Association), liga de basquete profissional norte-amerciana. É considerado por muitos como um dos melhores armadores da história.
Johnson ganhou cinco vezes o título da NBA, três vezes o prêmio de MVP (melhor jogador da temporada), três vezes o prêmio de MVP das Finais, duas vezes o prêmio de MVP do Jogo das Estrelas e uma medalha de ouro olímpica com o Dream Team dos Estados Unidos.
O ex-jogador é proprietário das Empresas Magic Johnson, com investimentos no esporte. Magic Johnson é acionista minoritário do Los Angeles Lakers e integrou o grupo de empresários que adquiriu o Los Angeles Dodgers (beisebol) e o Los Angeles Sparks (time de basquete feminino). Ele também atua como comentarista esportivo no programa televisivo NBA Countdown, da rede norte-americana ABC.
National Retail Federation
A National Retail Federation é a maior associação de comércio varejista do mundo. Entre seus membros estão as lojas de departamentos, especialidades, mercearias, atacadistas e varejistas independentes. Na edição 2024 a NFR abordou temas como digitalização dos negócios, avanço do e-commerce, costumer experience (experiência do cliente), omnichannel, entre outros assuntos voltados a inovação e tecnologia.
A edição 2024 teve participações da atriz Drew Barrymore, do empresário Magic Johnson, e de executivos e especialistas de empresas do varejo, como Amazon, Kroger, Walmart e Target.
O objetivo principal da conferência anual é o de representar ativamente o setor e defender as pessoas, políticas e ideias do varejo, além de criar um ambiente favorável para negócios e relacionamento.
Nos últimos anos, a NRF abordou temas de grande importância para o mercado, como digitalização dos negócios, avanço do e-commerce, costumer experience (experiência do cliente), omnichannel, entre outros temas voltados a inovação e tecnologia.
(Colaborou Teófilo Benarrós de Mesquita)