Do ATUAL
MANAUS – A Polícia Federal do Amazonas prendeu em flagrante, na manhã desta quarta-feira (28), seis pessoas que transportavam R$ 78,6 mil em espécie, em uma embarcação no Porto de Tefé (município a 522 quilômetros de Manaus). Segundo os agentes, são funcionários a serviço da Prefeitura de Maraã. Um inquérito foi aberto para apurar os fatos e a origem do dinheiro.
As prisões e apreensões ocorreram durante uma operação para prevenir a prática de crimes eleitorais no Amazonas. Na abordagem, os agentes localizaram o dinheiro na posse dos funcionários públicos, cujos nomes não foram informados, e eles foram conduzidos para o posto da Polícia Federal em Tefé, onde prestaram depoimento.
De acordo com a Polícia Federal, os presos irão responder por Crime Eleitoral, tipificado no art. 350 da Lei 4.737/1965 (Código Eleitoral): “Omitir, em documento público ou particular, declaração que dele devia constar, ou nele inserir ou fazer inserir declaração falsa ou diversa da que devia ser escrita, para fins eleitorais”.
A PF informou que intensificou a fiscalização no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, no Aeroclube do Amazonas e nos portos de Manaus, além de estar presente em algumas cidades do interior do estado, como parte da Operação Eleições 2022. A operação visa impedir a prática de crimes eleitorais, como a compra de votos.
“Todas as aeronaves que saem com destino aos interiores do Amazonas, passam por uma triagem minuciosa. A fiscalização é feita por agentes da PF, com a finalidade de evitar possíveis crimes eleitorais, como por exemplo, envio de dinheiro para compra de votos. O aeroclube é um meio de tráfego importante”, infirmou a PF.