Do ATUAL
MANAUS – O prefeito David Almeida (Avante), candidato à reeleição, registrou o plano de governo da Coligação Avante, Manaus (Avante, PSD, MDB, DC e Agir) na Justiça Eleitoral na segunda-feira (5). A chapa David Almeida e Renato Junior (candidato a vice) apresentou um plano com 72 páginas, chamado Manaus Mais 2025-2028, estruturado em sete eixos estratégicos: Desenvolvimento Social, Atenção à Saúde, Educação Básica e Profissional, Infraestrutura e Mobilidade, Ambiental, Crescimento Econômico e Eficiência em Gestão.
“No plano de governo, além das propostas, apresentamos as principais realizações do nosso primeiro mandato. Em nossa gestão, Manaus mudou para melhor e sabemos que podemos fazer ainda mais, em prol da melhora da qualidade de vida da nossa população”, disse David Almeida.
Saúde, social e educação
Entre as propostas apresentadas destacam-se na área da saúde a construção do primeiro hospital municipal de Manaus, com oferta de diagnósticos e procedimentos clínicos e cirúrgicos, que não necessitem de internação, além de novas unidades básicas de saúde (UBS) e um laboratório de prótese dentária.
Na área social, David Almeida promete criar novas unidades do Prato do Povo a partir de 2025 e implantar duas novas Centrais de Cadastro Único (CadÚnico), nas zonas norte e leste da cidade.
Na educação, o plano prevê a construção de novas creches e novas unidades do Ensino Fundamental, mas não informa a quantidade dos novos espaços. Implantação do Programa Mais Tempo na Escola, além do apoio a projetos de acessibilidade, inclusão e interculturalidade.
A convocação imediata dos 200 concursados da Guarda Municipal e o reforço de monitoramento por câmeras na cidade é proposta de David para contribuir com a segurança da população.
Infraestrutura e habitação
O eixo infraestrutura e mobilidade contempla, além dessas duas temáticas, política habitacional e urbanismo. Entre as propostas estão a interligação do Parque 10 com a Avenida Efigênio Salles, a terceira faixa na Avenida André Araújo, o complexo viário no entroncamento das avenidas Brasil e Coronel Teixeira; e a sequência do Programa Asfalta Manaus.
Na habitação, a construção de novas unidades habitacionais, inclusive no Centro Histórico, e os programas Casa Manauara e Manaus Legal, terão continuidade.
Para o meio ambiente, a proposta é ampliar e consolidar o programa de restauração de ecossistemas urbanos Anjos da Floresta, contemplando a instalação de novas ecobarreiras, além da ampliação do programa de arborização Manaus Mais Verde.
No eixo estratégico crescimento econômico, David promete estruturar um programa permanente de auxílio ao Microempreendedor Individual (MEI) e o balcão de atendimento e orientação ao Primeiro Negócio.
E ainda: fortalecimento do programa Manaus + Agro, incentivo ao cooperativismo e associativismo; e pactuação com empresas de políticas de primeiro emprego, voltadas aos jovens.