
Do ATUAL
MANAUS — A Polícia Federal cumpriu na manhã desta quinta-feira (9) mandados de busca e apreensão no Amazonas em nova etapa da Operação Sem Descontos, que investiga um esquema de descontos indevidos por associações em aposentadorias e pensões de segurados do INSS.
A ação tem apoio da CGU (Controladoria-Geral da União) para cumprir 66 mandados expedidos pelo STF (Supremo Tribunal Federal) em São Paulo, Sergipe, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Pernambuco, Bahia, Distrito Federal e Amazonas.
“A ação de hoje tem o objetivo de aprofundar as investigações e esclarecer a prática de crimes como inserção de dados falsos em sistemas oficiais, constituição de organização criminosa e atos de ocultação e dilapidação patrimonial”, cita a PF.
Deflagrada em abril, a operação apura descontos indevidos aplicados em benefícios previdenciários, principalmente aposentadorias e pensões pagas pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). As investigações apontam que entidades envolvidas podem ter retido cerca de R$ 6,3 bilhões de aposentados e pensionistas entre 2019 e 2024.
Na primeira fase da operação, seis servidores públicos foram afastados das funções. O caso também motivou a criação de uma CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Investigação) no Congresso Nacional para apurar as irregularidades.