Do ATUAL
MANAUS – A 11 dias da Black Friday (29 de novembro), a Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor) orienta os consumidores a pesquisar os produtos desejados antes da semana de promoção para se certificar de que há redução nos preços e prevenir contra abusos.
A Senacon pede à população que fique alerta às ofertas ilusórias e planeje as compras com antecedência para evitar falsos descontos. “Nós estamos atentos a isso, mas o consumidor tem um papel importante em sua própria proteção, que começa com a comparação de preços”, diz Wadih Damous, secretário da pasta.
A pesquisa prévia também é aconselhada pelo Procon Amazonas. “O costume do brasileiro é fazer o mês todo de promoção. Identificamos que essas promoções já começaram. Então, as nossas equipes estão nas áreas comerciais da cidade e nos shoppings, mas o nosso principal fiscal é o consumidor. Se ele identificar uma promoção com preços alterados ou que não existe deve denunciar ao Procon”, diz Jalil Fraxe, diretor-presidente do Procon-AM.
Para fazer a denúncia, o Procon-AM disponibiliza os seguintes contatos: (92) 33215-4009 ou 0800 092 1512 ou https://www.procon.am.gov.br/ e [email protected].
Dicas da Senacon para a pesquisa prévia na Black Friday:
1. Acompanhe o histórico de preços dos produtos desejados
2. Utilize sites comparadores de preços e de histórico de valores para verificar a veracidade das promoções
3. Verifique a reputação da loja, especialmente se for comprar em plataformas desconhecidas
4. Esteja atento às condições de entrega e política de devolução e reembolso
5. Evite compras por impulso