MANAUS – Durante 1° Webcongresso Pernambucano de Direito Municipal, realizado nesta sexta-feira, 19, o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, afirmou que a reconstrução econômica do país pós-pandemia virá por meio da democracia.
“A união de esforços, que alguns chamam de frente única, deve ser em torno de dois pressupostos: defesa pela Constituição e pela democracia”, afirmou, ao cobrar medidas efetivas do governo federal, para que o Brasil supere os problemas causados pela pandemia do novo coronavírus.
Virgílio realizou debate junto com o ex-ministro e ex-governador do Ceará Ciro Gomes sobre “Os desafios dos entes federados e gestores públicos no enfrentamento da crise sanitária e as soluções para o pós-pandemia”. O prefeito disse que o país poderia estar enfrentando a pandemia de forma mais firme, se tivesse uma liderança federal mais centrada.
“O Pacto Federativo é torto, porque concentra maior quantidade de recursos na União, que não faz tanto pelo povo. Deveria ser repassado aos municípios de uma vez, sem precisar pedir favor a ninguém, porque é nos municípios que se concentra a população”, disse o prefeito.
Arthur também criticou o governo Bolsonaro e disse que a solução para o que ele considera “um desgoverno do país” só será possível pela união dos diversos setores e partidos políticos.