Da Redação
MANAUS – Na pandemia, durante a suspensão das aulas presenciais, 97% dos pais se envolveram mais com o estudo dos filhos em casa, mostra a pesquisa “A vida escolar na pandemia” feita pela BIC, empresa do setor de papelaria, barbeadores e isqueiros. Levantamento inclui estudantes de escolas públicas e particulares.
São, em média, quase 2 horas por dia apoiando a vida escolar de seus filhos, assistindo aulas e ajudando nas lições de casa e trabalhos.
Apesar da maioria dos pais e mães se autoanalisar positivamente como “professores”, 81% dizem ter dificuldade em pelo menos uma matéria, sendo matemática a maior vilã, citada por 47% dos responsáveis.
Para as crianças, o principal desafio durante as aulas on-line é a dificuldade de concentração, citada em 1º lugar por 26% dos entrevistados, seguida da falta de contato pessoal com professores (19%) e colegas (14%).
Os pais revelaram que gostariam de receber mais apoio da escola durante esse momento, em dinâmicas para ajudar na aprendizagem (87%), dicas de atividades complementares para as crianças realizarem em casa (81%), assistência pedagógica que auxiliem os filhos nas aulas online (81%), apoio psicológico para os pequenos (79%) e apoio tecnológico (73%).
Apesar de todas as dificuldades, apenas 24% dos pais e mães avaliam que o desempenho dos filhos piorou. A maior parte acha que está igual (50%) e 27% acreditam que melhorou. Essa percepção é a mesma em todas as classes sociais e regiões, sendo em escola pública ou privada.
A pandemia também não parece ter piorado a relação dos responsáveis com a escola. Poucos (16%) se mostraram insatisfeitos e há mais pais e mães que avaliam que o relacionamento melhorou e que a comunicação com os professores aumentou.
A decisão de voltar às aulas presenciais também foi colocada na balança. Cerca de 67% dos entrevistados se sentem inseguros em relação a deixar os filhos retornarem às escolas sem uma vacina, enquanto 21% se sentem seguros. No entanto, 25% pretendem deixá-los voltar às aulas mesmo sem a vacina. Isso acontece, não necessariamente porque estejam se sentindo confiantes, mas porque veem que as crianças estão sentindo muita falta da convivência com os colegas e professores, além de sentirem que há perdas acadêmicas.
Gastos
Em tempos de bolso curto, o contexto atual impulsionou o reaproveitamento: 71% dos responsáveis entrevistados dizem que buscaram reutilizar o que já tinham em casa, já que 67% afirmam que gastaram mais, principalmente por conta de materiais e serviços eletrônicos, como acessórios para suporte (65%), melhoria no pacote de internet (58%) e aquisição de computador, celular ou tablet (49%).
A pandemia exigiu investimentos não só em segurança, mas também para as aulas virtuais. Cerca de 45% dos pais e mães gastaram mais este ano com material escolar, seja na volta às aulas e/ou depois do início da pandemia, com uma média de gasto de R$ 352,00. Enquanto isso, 23% dos entrevistados afirmam ter investido menos, com uma média de economia de R$ 208,00.
“Este estudo nos dá uma melhor compreensão da evolução das necessidades das famílias, que são um subconjunto importante de nossos consumidores. Estamos muito satisfeitos em saber que, apesar do aumento do tempo de tela, as crianças estão se expressando criativamente por meio de atividades off-line, como caligrafia, pintura e desenho ”, disse Chester Twigg, diretor Comercial da BIC.
A plataforma digital ‘O Poder das Cores’, disponível em www.biccolorir.com.br, lançada em janeiro deste ano, é uma iniciativa que fornece essas atividades, auxiliando pais e mães a levarem diversão para dentro de casa, fortalecendo o vínculo entre pais e filhos, ajudando as famílias a brincarem juntas, além de estimular o desenvolvimento cognitivo, promovendo o aprendizado lúdico.
O estudo quantitativo foi realizado pela Quantas Pesquisas e Estudos de Mercado. Foram entrevistados 604 pais ou mães de crianças de 6 a 12 anos, que estudam em escola pública ou privada, das classes ABC, com acesso regular à internet, em todo Brasil. As entrevistas foram realizadas de forma online, entre os dias 23 a 26 de outubro.