Não é novidade para ninguém que a maioria dos e das motoristas em Manaus dirige mal, mas nem por isso o tema deve ser negligenciado e a ponto de a sociedade pensar que não existe solução.
Grande parte do problema de lentidão no trânsito na capital amazonense é culpa dos e das motoristas. E a grande maioria não se incomoda de desrespeitar o código de trânsito e o direito dos e das que querem fazer a coisa certa.
Nicolas Júnior, cantor amazonense, eternizou em uma de suas composições a prática comum de motoristas em Manaus que só ultrapassam pela faixa direita da pista.
Nem sempre a culpa é do ou da motorista que comete a irregularidade. É quase uma obrigação de quem quer seguir com mais velocidade ultrapassar pela direita, porque os carros daqueles e daquelas que correm menos sempre ocupam as faixas à esquerda.
A ideia corrente no imaginário popular é a de que quem não sabe dirigir, está aprendendo ou tem medo de bater o carro, trafega sempre pela esquerda, o que contribui para travar o trânsito.
O Código de Trânsito Brasileiro diz:
“Art. 30. Todo condutor, ao perceber que outro que o segue tem o propósito de ultrapassá-lo, deverá:
I – se estiver circulando pela faixa da esquerda, deslocar-se para a faixa da direita, sem acelerar a marcha;
II – se estiver circulando pelas demais faixas, manter-se naquela na qual está circulando, sem acelerar a marcha.
Parágrafo único. Os veículos mais lentos, quando em fila, deverão manter distância suficiente entre si para permitir que veículos que os ultrapassem possam se intercalar na fila com segurança.”
O legislador brasileiro pensou tanto na segurança dos que trafegam pelas vias quanto na relação humana saudável e amistosa que devem ter os condutores e as condutoras para a garantia da paz no trânsito.
O Artigo 30 do Código de Trânsito Brasileiro é um dos mais estudados nas escolas de formação de condutores e condutoras, mas um dos menos praticados em Manaus.
Para a maior parte dos e das motoristas ser ultrapassado por outro veículo chega a ser uma ofensa. E, ao contrário do que diz a lei, o condutor ou condutora, em vez de deslocar-se para a faixa da direita, mantém-se na esquerda e ainda reduz a velocidade.
Mesmo em vias de grande circulação e de velocidade essa prática é comum. Por exemplo, na Avenida das Torres e na continuação dela, chamada Avenida das Flores, os carros trafegam na faixa da esquerda e nem adianta insistir para que ele se desloque para a faixa do meio. Isso só acontece uma vez a cada 100 casos.
A impressão é de que o condutor ou condutora alugou aquela faixa. Querer que ele/ela saia da pista alugada é uma ofensa inaceitável. Alguns/algumas dizem que estão dentro do limite de velocidade da via e, portanto, não são obrigados/obrigadas a dar passagem, porque quem vem atrás deve fazer o mesmo.
Mas não é disso que trata a legislação, mas de segurança no trânsito. Ao ultrapassar pela direita, os riscos de acidente aumentam, principalmente quando as vias têm apenas duas faixas.
Voltaremos ao tema.
Valmir Lima é jornalista, graduado pela Ufam (Universidade Federal do Amazonas); mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia (Ufam), com pesquisa sobre rádios comunitárias no Amazonas. Atuou como professor em cursos de Jornalismo na Ufam e em instituições de ensino superior em Manaus. Trabalhou como repórter nos jornais A Crítica e Diário do Amazonas e como editor de opinião e política no Diário do Amazonas. Fundador do site AMAZONAS ATUAL.
Os artigos publicados neste espaço são de responsabilidade do autor e nem sempre refletem a linha editorial do AMAZONAS ATUAL.
O ilustre articulista amazonense e manauara, pelo visto não se enquadra como um “piores motoristas do mundo”, faz tudo certinho e obdece ao CTB. Parabéns. Os demais estão errados. Quero ver na prática.
Reconhece que os manauaras cometem muitas infrações, mas na realidade, as principais ruas e avenidas ainda eram para Carroças. A pequena Manaus possui uma das maiores frotas de veículos do Brasil. Os guardas de trânsito de Manaus não orientam, apenas aplicam multas, sendo muito difícil encontrar um deles nas vias de grande fluxo. A PMM deve fazer mais passagem de nível e eliminar os gargalos da final das avenidas C. Nery e D. Batista, além de fazer mais alargamentos nas demais ruas e implantar o sistema de rodízios. O sistema rodo-fluvial deve ser implantado, tirando de circulação dezenas de ônibus etc. Abraços