Do ATUAL
MANAUS – Falta menos de meio metro (0,49 cm) para que o Rio Negro alcance a marca histórica de 12,70 metros de profundidade registrada em 2023. A cota desta segunda-feira (30) é de 13,19 metros.
Para efeito de comparação, no dia 30 de setembro de 2023 a profundidade foi de 15,66 metros, diferença de 2,47 metros. Entre domingo (29) e esta segunda o nível da água desceu 17 centímetros.
Apesar da descida, as operações de atracagem de embarcações na rampa do Roadway e no Cais das Torres do Porto de Manaus, no Centro da capital, ocorrem normalmente. “A estiagem desde ano, até agora, não comprometeu em nada as operações. Os barcos estão atracando normalmente”, informou a assessoria do porto.
Para o geógrafo Marcos Castro, da Ufam (Universidade Federal do Amazonas), a descida do Rio Negro evidencia uma nova seca recorde. “A julgar pelos dados deste ano, em que o rio está mais seco do que na mesma época do ano passado, que teve a maior seca, tudo aponta para uma seca maior. Se o rio não se estabilizar, nós teremos uma seca ainda maior”, diz.
“As descidas estão muito acentuadas em Manaus e, se continuar com essa média de descida de 19 cm por dia, em uma semana poderemos ultrapassar a marca histórica – que é de 12,70 metros registrada em 2023. Nas próximas semanas o Rio Negro pode ficar abaixo dos 12 metros”, estima Artur Matos, pesquisador em geociências e coordenador nacional dos Sistemas de Alerta Hidrológico do SGB (Serviço Geológico do Brasil).
Ainda segundo Matos, o Negro pode permanecer por mais dois meses abaixo da cota de 16 metros em Manaus, considerando o que foi observado no ano passado e que se assemelha ao cenário atual.