Da Redação
MANAUS – O CEO da Unidade Consumo e PME da Claro Brasil, Paulo Cesar Teixeira, em visita a Manaus nesta quinta-feira, 28, apresentou um balanço dos principais marcos e da trajetória do grupo Claro e NET na região e novos investimentos em inovação tecnológica para ampliação de qualidade e capacidade das redes de internet e telefonia móvel no Amazonas.
Teixeira lembrou que o acesso à infraestrutura de internet de alta velocidade em Manaus ocorreu em 2011, quando o grupo decidiu executar uma das obras mais desafiantes já concluídas no setor de telecom: a implantação de rede de fibra óptica subfluvial por meio da transposição do Rio Solimões.
“Só para se ter uma ideia da complexidade do projeto, em um dos trechos, executado pela Embratel, o lançamento dos cabos de fibra óptica foi feito via catamarã (balsa), porque era impossível a utilização de barcos a motor para transpor alagamentos em meio a mata. Ainda assim, confirmando o pioneirismo característico do grupo, ao fim dos trabalhos, a NET viabilizou banda larga de até 100 Mega, a maior velocidade já oferecida na época”, disse.
Os investimentos em infraestrutura foram decisivos também para a implantação da rede 4G da Claro, que levou conectividade também ao interior do estado. Hoje, a Claro está operando nos 62 municípios do Amazonas.
TV por assinatura
Atualmente, em TV por assinatura, a operadora oferece mais de 125 canais HD, a maior oferta da região.
Os diretores da empresa apresentaram o NOW como um dos grandes diferenciais para os clientes NET e Claro e que compete com outras empresas que oferecem conteúdo.
Por essa plataforma, é possível acessar, de qualquer lugar, milhares de títulos entre filmes, séries, documentários, infantis e música.
“Quem tem o pacote de TV da NET e Claro TV, além da melhor programação, conta ainda com 47 canais ao vivo. Tudo isso por meio do site ou do aplicativo. Nos planos móveis da Claro, o cliente ainda leva o dobro da internet para transformar seu smartphone numa TV portátil, capaz de acessar todo o conteúdo do NOW onde desejar. Esse recurso é chamado de Extra Play nos planos móveis da Claro e permite acesso ainda aos apps da Netflix, Youtube e Claro video, sem descontar da franquia principal do plano, garantindo mais conforto e tranquilidade para o cliente assistir vídeos no smartphone”, explicou Teixeira.
O sucesso do NOW é grande entre os manauaras. A capital do Amazonas apresenta a maior popularidade no número de acessos aos conteúdos da plataforma – considerando o percentual de uso da base de clientes. Isso coloca Manaus na sequência, atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília, no ranking das principais cidades em utilização do NOW. Nos últimos 12 meses, foram contabilizados mais de 1 bilhão de streamings nacionalmente no NOW.
Recentemente, os clientes NET passaram a contar com mais uma inovação: o recurso Replay TV, que permite voltar no tempo para ver e rever a programação disponível na TV por assinatura até sete dias após a data original de exibição. A operadora também foi pioneira ao incluir opções de conteúdos em ULTRA HD 4K no NOW, que já oferece mais de 300 títulos disponíveis para aqueles que possuem o plano, equipamento da NET e televisor compatíveis com a tecnologia 4K.
“Mudam as gerações, mudam as formas de ver TV e de acessar a internet. Com a correria do dia a dia, as pessoas querem assistir a seus programas favoritos quando e onde quiserem. Por isso, estamos sempre investindo em novas maneiras de levar este conteúdo até o nosso cliente. O mesmo ocorre com a nossa banda larga, que ganha novas tecnologias, com mais velocidade e mais alcance dentro da casa, adequando-se a cada estilo de usuário”, acrescenta Teixeira.
Internet móvel
De acordo com o CEO da Claro, a oferta de serviços por redes móveis está muito focada na ampliação de capacidade e cobertura, no maior projeto de aceleração de infraestrutura móvel em andamento no Brasil. No último ano, somente no Amazonas, a Claro implantou mais de 30 novas antenas e modernizou toda a infraestrutura já existente.
Em 2019, a Claro continuará expandido sua cobertura com a implantação de novas antenas e mais capacidade na rede, para atender a uma demanda crescente de tráfego, fruto da popularização de smartphones mais potentes e modernos e do uso dos mais diversos aplicativos.
A empresa está trabalhando também na ativação da faixa de 700 MHz em todo o país, à medida que vai sendo disponibilizada às operadoras móveis após o desligamento da TV analógica em cada região.
Com essa nova faixa de frequência, a operadora aumenta ainda mais a capacidade e a cobertura da sua rede móvel, uma vez que ela oferece maior alcance e maior qualidade de sinal em ambientes internos.
A nova frequência se soma as demais faixas disponíveis e, junto com outros recursos avançados do 4.5G, permite velocidades até 10 vezes mais rápidas que o 4G convencional.
Quem combina ganha mais
As marcas Claro e a NET oferecem o Combo Multi, uma opção de oferta convergente do mercado e que garante vantagens e benefícios para os clientes, tanto nos pontos móveis quanto nos residenciais.
Ao adquirir um dos novos planos família da Claro junto com um plano de banda larga fixa, TV por assinatura e telefonia fixa da NET, o cliente leva o dobro de internet, em casa e no celular.
No caso do segmento móvel, a oferta é válida para a franquia do plano, sem considerar bônus de portabilidade ou o Extra Play (que também oferece capacidade adicional no plano, exclusiva para uso com os aplicativos YouTube, Netflix, NOW e Claro Vídeo).
No caso da banda larga fixa, o cliente leva o dobro da velocidade contratada sem custo adicional.
“Quem combina NET e Claro ganha mais. Leva o dobro da internet, em casa e no celular, descontos exclusivos na compra do smartphone e pode assistir ao melhor conteúdo, quando e onde desejar”, completa Marcio Carvalho diretor de marketing da empresa.