
Por Jullie Pereira e da Redação
MANAUS – Agraciados com títulos concedidos pela Assembleia Legislativa do Amazonas cumpriram promessa e devolveram as honrarias em protesto contra a homenagem ao presidente Jair Bolsonaro, a quem será entregue o título de Cidadão do Amazonas.
“Pela negligência do governo federal a gente não poderia permitir que essa honraria passasse em branco. A gente precisa se indignar e dizer não. Nós não reconhecemos Bolsonaro como cidadão amazonense”, disse a assistente social Neila Gomes, 52, do Movimento Nacional de Luta pela Moradia, que devolveu o título do Prêmio de Direitos de 2019.
“Essa é uma afronta ao povo amazonense. Nos foi negado o direito ao oxigênio, faltou oxigênio por culpa do presidente, então isso fez com que dobrasse o número de mortes aqui no Amazonas”, disse, ao justificar a de cisão.
Os diplomas foram entregues ao protocolo do Legislativo na manhã desta quinta-feira. O professor aposentado da Ufam (Universidade Federal do Amazonas), Menabarreto França, se recusou a entrar no prédio da Assembleia.

“Dizem que esse espaço aqui é do povo e não é. Está cheio de policial aí que deveria estar trabalhando na segurança do povo nas periferias. Não concordo com esse título dado a esse cara que está aí na Presidência da República e fazer parte da galeria com esse indivíduo. É uma questão de coerência”, disse o professor, que foi agraciado em 2003.
“O estado está dando salvo conduto ao Bolsonaro, porque ele vai ser ouvido na CPI da Covid em que um dos casos (da investigação) é o Amazonas, a crise do oxigênio”, prosseguiu. “Não aceito esse tipo de procedimento e estou devolvendo e me negando a entrar nesse recinto que não é digno de me receber”, afirmou Menabarreto França. “O Amazonas é um celeiro da porcaria. Todo mundo está com medo de vir prá cá”.
Anulação
O FPM (Fórum Permanente de Mulheres), que esteve na Assembleia esta manhã, protocolou um pedido de anulação para evitar que Bolsonaro receba o título. Ele deve receber a honraria nesta sexta-feira, 23, quando estará na cidade para evento com o governador Wilson Lima.
“Nós estamos pedindo a anulação dessa titularização, que foi colocada pelo deputado (Péricles Nascimento) porque isso é uma afronta ao Estado do Amazonas, à população amazonense, ao Brasil, por que é um cidadão que se diz presidente, mas faz uma gestão totalmente desumana”, disse Antônia Barroso, representante do FPM.
O Fórum recebeu uma honraria do deputado Ricardo Nicolau (PSD), em 2012, por serviços prestados no combate à violência de gênero em Manaus. Além do pedido de anulação, a honraria também foi devolvida. A entidade existe há 15 anos e é composta por coletivos de mulheres.
“Não tem justificativa uma pessoa dessa que é negacionista que faz um desgoverno, receber esse título. E nós recebemos essa homenagem devida a nossa luta, mas estamos devolvendo porque não aceitamos o que aconteceu”, disse.
Devolveram as honarias os seguintes agraciados:
Gleice Antonia de Oliveira – Honra ao Mérito
Lusarina Valera da Silva – Honra ao Mérito
Neila Gomes do Santos – Honra ao Mérito
Francimar Santos Júnior – Honra ao merito
Menabarreto França – Medalha Mérito do Legislativo
Ian Evanovick – Honra ao mérito
Antonia Barroso – Honra ao mérito
Assista ao vídeo.
(Colaborou Murilo Rodrigues)
Esse pessoal deve ser um puxadinho da esquerda caviar. Não representa o povo do Amazonas e muito menos da cidade de Manaus.
Essa turma deveria se informar melhor, com relação das autonomias dada pelo STF aos prefeitos e governadores. Pois, não é responsabilidade do governo federal fornecer oxigênio aos hospitais. O governo federal fez mais que o previsto. Quanto ao colapso nos atendimentos hospitalares, isso já perduram por décadas.
Jair Bolsonaro é de longe o melhor presidente que o Brasil já elegeu e será reeleito já no primeiro turno em 2022.
Não é responsabilidade do governo federal fornecer oxigênio? Kkkkkkkkkkkkk
Ele foi omisso, viu a morte de centenas de pessoas, e, no seu dever de patriota, virou as costas. Omissão de socorro é crime, meu amigo, conheça a Lei e a Constituição, e não fica isento de responsabilidade maior o presidente do gabinete do ódio.
Os que vão devolver o título, honrarias etc… são tudo comunista, Jair Messias Bolsonaro o único presidente quwme está tentando salvar o país do comunismo e da roubalheira, esse pessoal se juntam com ONGs pra destruir o país, e seu serafim Corrêa nunca mais leva um voto meu, mal agradecido.
Incrível, os fanáticos chamam de “comunistas” todos aqueles que enxergam os erros e omissões desse senhor na Presidência. O tal Bolsonaro cortou orçamento relativo à Saúde Pública, ao Censo do IBGE, duas áreas fundamentais para o desenvolvimento do país. Mas, o que se pode esperar da fonte da ignorância e do gabinete do ódio? Nada, somente o que se viu, omissão e mortes no Estado do Amazonas pela pandemia, e no resto do Brasil, um constante negacionismo contra a doença e contra vacinas e medidas de segurança. Antes de vocês acusarem aqueles que são racionais, auto critiquem-se e deixem a cegueira intelectual, patriota de verdade é aquele que se preocupa com a saúde do povo e o desenvolvimento econômico. Aconselho ainda, estudem, leiam, tratem-se da cabeça.