Do ATUAL
MANAUS – O MPAM (Ministério Público do Amazonas) usará a JurisprudênciaGPT, um sistema de inteligência artificial, para agilizar processos contra candidatos nas eleições municipais em Manaus e no interior do estado. O programa é utilizado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
A ferramenta realiza pesquisas rápidas em bases de dados específicas, proporcionando aos promotores respostas fundamentadas em acórdãos registrados nos tribunais. Diferentemente de inteligências artificiais generalistas, como o ChatGPT, a Jurisprudência é exclusiva para questões jurídicas.
Tadeu Azevedo de Medeiros, diretor de tecnologia da informação do MPAM, disse que a IA vai tornar o trabalho dos promotores mais rápidos e precisos. “Essa ferramenta permite que nossos promotores realizem pesquisas jurídicas de maneira mais rápida e direcionada, otimizando o tempo e os recursos disponíveis. Com a adoção dessa tecnologia, estamos dando um passo à frente na modernização dos processos internos e garantindo mais agilidade e precisão no trabalho da instituição”.
Para o procurador-geral Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, a IA vai possibilitar também agilidade na elaboração de ações pelo MP. “A adoção da inteligência artificial pelo MP nas eleições de 2024 marca uma mudança significativa na forma como a instituição lida com processos eleitorais. A plataforma JurisprudênciaGPT, especializada em jurisprudência, permitirá aos promotores realizarem pesquisas jurídicas de forma mais rápida e precisa, contribuindo para a celeridade das ações e garantindo maior eficiência no cumprimento das atribuições do MPAM”.
Para garantir a eficácia da ferramenta, o MPAM disponibilizou tutoriais para que os promotores instalem e usem a IA em seus dispositivos, com o objetivo de aperfeiçoar o trabalho.