O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Dia a Dia

MP vai à Justiça para obrigar retirada de construções em risco de desabar

16 de março de 2023 Dia a Dia
Compartilhar
Coluna cedeu e representa risco de desabamento de casa (Foto: Felipe Campinas/ATUAL)
Coluna cedeu e representa risco de desabamento de casa (Foto: Hudson Neris/ATUAL)
Por Felipe Campinas, do ATUAL

MANAUS – O MP-AM (Ministério Público do Amazonas) recorreu à Justiça para obrigar a Prefeitura de Manaus a retirar construções irregulares de uma área de talude na Rua Dom Jackson, bairro Petrópolis, zona sul da capital. No local, parte do barranco cedeu e uma das casas corre o risco de cair sobre outros imóveis construídos no beco Raquel.

A ação civil pública é apresentada na mesma semana em que um deslizamento de terra deixou oito mortos em uma invasão no bairro Jorge Teixeira, na zona leste de Manaus, no domingo (12). Conforme a prefeitura, onze casas foram destruídas e 76 pessoas foram abrigadas em uma escola pública. O prefeito David Almeida disse que elas receberão auxílio-aluguel.

De acordo com o promotor de Justiça Lauro Tavares da Silva, que assina a ação civil pública, o Ministério Público pede providências da Prefeitura de Manaus desde novembro de 2019, mas até o momento “nenhuma ação efetiva foi adotada”. “A irregular situação permanece, não apenas inalterada, mas com visível risco ao moradores da área”, disse o promotor.

Lauro Tavares quer que a Justiça ordene a prefeitura a retirar os moradores que estão na área de risco e conceda auxílio-aluguel para que elas possam ficar em moradias seguras. O promotor também quer que as construções sejam retiradas do local e que a prefeitura reconstrua os taludes com sistema de drenagem das águas da chuva.

Colunas são sustentadas apenas pelo barro que, se ceder, gera risco da casa cair (Foto: Felipe Campinas/ATUAL)
Colunas são sustentadas apenas pelo barro que, se ceder, gera risco da casa cair (Foto: Hudson Neris/ATUAL)

Em novembro de 2021, o Ministério Público recomendou à Seminf (Secretaria Municipal de Infraestrutura) que solucionasse o caso em até 60 dias. Após o fim do prazo, a secretaria não enviou qualquer informação sobre as ações adotadas, o que motivou Lauro Tavares a cobrar, em julho de 2022, respostas da prefeitura. Ele não foi respondido.

Uma moradora do beco Raquel, localizado na parte debaixo do morro, relatou em agosto de 2022 que a situação estava piorando. “O barranco está cedendo. Estão abrindo crateras bem abaixo da coluna, e o problema piora quando chove. Eu e minha família estamos correndo perigo eminente. Estamos comendo de o barranco desabar em cima da nossa casa”, disse a mulher.

No mesmo mês, considerando o relato da moradora, o Ministério Público pediu à Defesa Civil para que realizasse ações eficazes que solucionassem o perigo e possível desmoronamento no local e, à Seminf, para que realizasse as ações necessárias para resolver a situação. Segundo Lauro, novamente, a Seminf não enviou nenhuma resposta.

A Defesa Civil informou que foi ao local no dia 5 de janeiro e verificou que “devido as fortes precipitações pluviométricas, a falta de manutenções corretivas e preventivas e ausência de um a rede de drenagem adequada das águas pluviais, o talude encontra-se em processo erosivo, ocasionando riscos aos imóveis (…) localizados nas adjacências na Rua e Beco Raquel”.

“Apesar da efetiva cobrança, o problema permaneceu, não restando outra alternativa a não ser compelir o município de Manaus, por meio do Poder Judiciário, a organizar o espaço urbano acima mencionado, realizando obras de infraestrutura básica e o remanejamento das famílias que ocupam a área de risco, assentando-as em local seguro”, afirma Lauro Tavares.

Mato também envolve barranco em área com risco de deslizamento (Foto: Felipe Campinas/ATUAL)
Mato também envolve barranco em área com risco de deslizamento (Foto: Hudson Neris/ATUAL)

Procurada pela reportagem, a Prefeitura de Manaus, por meio da PGM (Procuradoria Geral do Município), informou que ainda não recebeu o mandado de citação e que só pode se manifestar depois que tomar formalmente conhecimento do que trata o pedido.

Notícias relacionadas

Mulher que pilotava moto morre ao ser atingida por caminhão em Manaus

Motorista sai para verificar pane em carro, é atropelado por moto e morre

Fragmentação política esvazia debate eleitoral na TV, afirma pesquisadora

Ministério da Saúde reforça campanha para combater o sarampo no país

Professor esfaqueado por adolescente durante aula de reforço deixa hospital

Assuntos deslizamento de terra, justiça, manchete, Ministério Público, petrópolis, Prefeitura de Manaus, risco
Felipe Campinas 16 de março de 2023
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Candidatos usam fragmentos do dirscuso político e desvirtuam confronto de projetos de políticas públicas em debate eleitoral (Imagem ilustrativa gerada por IA/Google)
Política

Fragmentação política esvazia debate eleitoral na TV, afirma pesquisadora

30 de agosto de 2026
Estiagem - Lago de Tefé - Amazonas
Política

Sobram promessas e faltam políticas públicas ambientais na Amazônia

29 de agosto de 2026
Cemitério Nossa Senhora Aparecida, Manaus
Dia a Dia

Procuradora propõe multa à prefeitura por falta de licença em cemitério

28 de agosto de 2026
A greve dos rodoviários teve início na segunda-feira (20) (Foto: Antonio Pereira/Semcom)
Dia a Dia

Transporte por ônibus em Manaus é dependente de verba pública

28 de agosto de 2026

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?