
Do ATUAL
MANAUS – Mesmo rejeitado por artistas, produtores culturais e ativistas culturais, o ex-vereador Caio André (União Brasil) será nomeado secretário de Estado de Cultura e Economia Criativa. O governo confirmou a nomeação na tarde desta terça-feira (4). O cargo foi assegurado no arranjo do governo para acomodar aliados políticos.
Na sexta-feira (31/01), artistas promoveram manifestação no Largo São Sebastião, no Centro de Manaus, contra a nomeação do ex-vereador. Alegam que o ex-vereador não tem experiência na cultura, o que gera risco para a execução de editais.
Leia mais: Artistas alegam risco a editais para rejeitar Caio André na Cultura
Caio André foi secretário de Esporte, Juventude e Lazer e presidente da Faar (Fundação Amazonas de Alto Rendimento). Tem dez anos como gestor público. Também foi vereador de Manaus entre 2021 e 2024. Ele não se reelegeu.
Além dele, o governo anunciou Eliane Ferreira como nova secretária do Idam (Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas). Eliane Ferreira é formada em gestão pública e também dirigiu a Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania e a de Assistência Social. Também foi secretária municipal em Manacapuru e Rio Preto da Eva. A nomeação de Caio André Oliveira e Eliane Ferreira será publicada no DOE-AM (Diário Oficial do Estado).
A Setemp (Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo), responsável pelo Sine Amazonas, também tem novo secretário executivo. Trata-se de Henry Walber Dantas Vieira. A nomeação de Henry Walber Dantas foi publicada no DOE-AM de 29 de janeiro.
Henry Walber Dantas é doutor em ciências pela USP (Universidade de São Paulo) e foi diretor da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Manaus. Ele também tem experiência em gestão universitária e atuação em agências de fomento.