O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Políticazmanchete

Melo diz que governo atuou para Sefaz assumir serviços de grevistas da Suframa

13 de junho de 2015 Política zmanchete
Compartilhar
Jose Melo titulos definitivos
Governador José Melo em evento de entrega de títulos definitivos para moradores da zona norte (Foto: Divulgação)

MANAUS – O governador José Melo, disse, na manhã deste sábado, em entrevista durante a entrega de títulos definitivos de terras, na zona norte de Manaus, que o governo atuou diretamente para a solução do problema causado pela greve dos servidores da Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus), iniciada no dia 21 de maio. A atuação do governo resultou em uma decisão judicial favorável a um mandado de segurança impetrado pelo Cieam (Centro da Indústria do Estado do Amazonas) na Justiça Federal, que autorizou que servidores da Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda) executem temporariamente serviços próprios dos servidores em greve.

“Tomamos um posicionamento, com a Federação das Indústria, de pedir que a Justiça permitisse que os fiscais da Fazenda do Estado exercessem temporariamente as mesmas funções dos servidores da Suframa. Tivemos um juiz federal de extrema sensibilidade. Ele concedeu, foram treinados os nossos fiscais, que já estão agindo desde quinta-feira”, disse José Melo. A decisão foi tomada pelo juiz Ricardo de Sales, no dia 5 deste mês.

De acordo com o governador, o interesse do Estado em atuar no caso ocorreu em função das perdas que a greve representa para economia e principalmente para a arrecadação estadual. “[A greve] é extremamente nociva para a economia do Estado; é um prejuízo irreparável no momento em que o Distrito Industrial está em queda livre”, disse.

Segundo Melo, houve uma queda na produção industrial de 19,6% de abril para maio. “Isso vai refletir na receita e na economia do Estado sem greve, você imagina o comportamento dessa mesma economia agora com a greve”.

O governador disse, ainda, que nessas três semanas de paralisação, cerca de 2 mil containers desembarcados nos portos de Manaus que dependem dos serviços dos fiscais da Suframa para liberação, e que vai demorar um pouco para os técnicos da Sefaz concluírem os trabalhos iniciados nesta semana.

Novo superintendente

Sobre a nomeação pela presidente Dilma Rousseff de um novo superintendente para a Suframa, que têm Gustavo Igrejas como interino desde novembro do ano passado, o governador afirmou que “apenas tenho pedido que o titular seja uma pessoa que possa ter condições técnicas suficientes para enfrentar as dificuldades” da autarquia. Segundo Melo, da mesma forma que ele não aceita que ninguém imponha quem ele deve nomear para as secretarias de governo, ele também não tem o direito de impor à presidente Dilma “esse desconforto”.

Motivo da greve

Os servidores da Suframa deflagraram a greve depois que a presidente Dilma Rousseff vetou uma emenda “jabuti” incluída na Medida Provisória 660/2014, que reajustava os salários e reestruturava a carreira desses trabalhadores, equiparando os salários da autarquia ao de outros órgãos federais.

Nesta semana, representantes do Sindicato dos Servidores da Suframa estiveram em Brasília em busca de apoio político no Congresso Nacional para a derrubada do veto presidencial. Eles condicionam o fim da greve à manutenção na MP 660/2014 da emenda que beneficia os 730 servidores da autarquia. A votação do veto está agendado para terça-feira, 16, mas a data pode ser alterada.

O Ministério do Planejamento fez uma proposta, que foi rejeitada pelo sindicato, de contemplar a questão salarial dos servidores na proposta orçamentária de 2016, que deve ser encaminhada ao Congresso Nacional em agosto.

O Cieam calcula em R$ 350 mil por dia os prejuízos causados à indústria do Polo Industrial de Manaus com a greve dos servidores da Suframa.

Notícias relacionadas

PF indicia Vorcaro e ex-presidente do BRB por crimes financeiros

Omar discute ações emergenciais para a saúde do Amazonas com ministro

Allan Campêlo chama PM de ‘covarde, frouxo e cagão’ e o desafia para briga

Nunes Marques dá 10 dias para PGR se manifestar sobre revisão criminal de Bolsonaro

Postos do AM terão que identificar quem compra combustível em galão

Assuntos Amazonas Atual, greve, José Melo, prejuízos, Sefaz, suframa
Valmir Lima 13 de junho de 2015
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Guillermo Valles conversa com Guillermo Valles na Conferência de Zonas Francas, em Cádiz (Foto: Layana Rios/Suframa)
Economia

‘Mercosul-Europa’ pode expandir zonas francas, afirma embaixador

27 de outubro de 2026
Ministros do governo Lula em Manaus
Dia a Dia

Ministro diz que AM concentra 1/4 dos incêndio debelados pelo Ibama no país

11 de outubro de 2026
Técnicos da Suframa e Receita se reuniram para discutir a reforma tributária (Foto: Melissa Mota/Divulgação)
Economia

Suframa e Receita farão cooperação para implementar a reforma tributária

9 de outubro de 2026
Fogo gerou um clarão em terreno do Distrito Industrial na noite de terça (Foto: WhatsApp/Divulgação)
Dia a Dia

Suframa informa que acompanha combate a incêndio no Distrito

7 de outubro de 2026

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?