
Do ATUAL
MANAUS — O MEC (Ministério da Educação) e o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) prorrogaram o prazo de inscrição para o Enem 2024 até 14 de junho. A data final anteriormente era o dia 7 de junho. As provas ocorrerão nos dias 3 e 10 de novembro.
O prazo de inscrição para atendimento especializado e uso de nome social também foi prorrogado até 14 de junho. O pagamento da taxa de inscrição pode ser feito até 19 de junho.
O Ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou que a extensão tem o objetivo de ampliar as oportunidades para jovens, especialmente os que estão em vulnerabilidade. Ele ressaltou que estudantes de escolas públicas estão isentos da taxa de inscrição.
Estados como Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe têm quase todos os concluintes do ensino médio público inscritos. No Rio Grande do Sul, apesar das dificuldades climáticas, mais de 70% dos formandos se inscreveram.
Para se inscrever, é necessário acessar a Página do Participante com o login único do Gov.br. Quem esqueceu a senha pode recuperá-la na plataforma. A aprovação da isenção da taxa ou justificativa de ausência em 2023 não garante inscrição automática no Enem 2024; é necessário realizar a inscrição.
A taxa de inscrição é de R$ 85 para quem não é isento e pode ser paga via boleto, Pix, cartão de crédito ou débito, com o boleto gerado na Página do Participante.
O Enem avalia o desempenho dos estudantes ao fim da educação básica e é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, utilizado por programas como Sisu e Prouni, além de ser aceito por instituições portuguesas conveniadas ao Inep.