

Do ATUAL
MANAUS – Bases fluviais contra o crime organizado, ampliação de delegacias 24 horas, criação de hospitais regionais no interior, expansão da internet por fibra e satélite e aumento do Auxílio Estadual Permanente para R$ 300 estão entre as principais propostas apresentadas pela pré-candidata ao governo do Amazonas, Maria do Carmo Seffair (PL), no plano de governo.
Uma das principais propostas é a instalação de uma base fluvial permanente no Alto Rio Negro para reforçar o combate ao crime organizado nas fronteiras. O plano também prevê ampliar o número de delegacias com funcionamento 24 horas, além de levar câmeras integradas, sistemas de análise de dados e centros regionais de inteligência para municípios do interior.
O documento também prevê ações voltadas à construção de moradias populares, regularização fundiária, melhoria da infraestrutura no interior e ampliação do acesso da população a serviços públicos.
Para ampliar a presença do governo nos municípios mais distantes, a candidata propõe expandir a conectividade por fibra óptica e satélite e criar subsedes estaduais em São Gabriel da Cachoeira, Tefé, Tabatinga, Humaitá, Itacoatiara e Eirunepé.
Na área social, o plano prevê elevar o Auxílio Estadual Permanente para R$ 300 e integrar beneficiários de programas sociais a ações de qualificação profissional, emprego, empreendedorismo e acesso a crédito. A candidata também propõe ampliar programas de moradia popular e acelerar a regularização de imóveis em áreas consolidadas.
Na saúde, entre as propostas estão a construção de hospitais regionais em seis municípios do interior, com previsão de leitos de UTI, consultas especializadas e atendimentos de média e alta complexidade, além do fortalecimento das equipes de saúde fluvial e da telessaúde.
Na infraestrutura, o plano apresenta propostas como ampliar o saneamento básico, melhorar a navegação dos rios, atuar pela dragagem e sinalização de grandes rios e defender a conclusão da BR-319.
Confira o documento na íntegra:
