AMAZONAS ATUAL
quinta-feira, 26 maio, 2022
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Expressão
  • TV Atual
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Elias Cruz da Silva
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Nelson Azevedo
    • Pontes Filho
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Expressão
  • TV Atual
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Elias Cruz da Silva
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Nelson Azevedo
    • Pontes Filho
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
AMAZONAS ATUAL
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
Inicial zDestaques Dia a Dia.

Lei em Manacapuru obriga divulgação da fila de espera por cirurgias, consultas e exames

27 de janeiro de 2018
no Dia a Dia.
0 0
0
CompartilharTweetEnviar
Hospital de Manacapuru. Prefeitura informa que serviços de saúde no município não serão afetados (Foto: ATUAL)
A listagem de pacientes que aguardam por cirurgias, exames e consultas deve ser exposta no hospital da cidade (Foto: ATUAL)

Por Lúcio Pinheiro, da Redação

MANAUS – A Prefeitura de Manacapuru (a 85 quilômetros de Manaus) publicou uma lei que a obriga a dar publicidade à lista de pessoas que aguardam por consultas, exames e cirurgias na rede pública pública municipal.

A lei foi de iniciativa da Câmara de Vereadores de Manacapuru, e obriga o município a divulgar por meio eletrônico e em local fixo no hospital da cidade a lista de pacientes que aguardam por consultas com especialistas, exames e cirurgias.

A matéria (Lei nº 418, de 22 de dezembro de 2017) foi sancionada pelo prefeito Beto D’Ângelo (Pros) e publicada na quinta-feira, 25, no DOM (Diário Oficial do Municípios). Segundo o texto, a nova regra entra em vigor depois de 90 dias de sua publicação.

Segundo a lei, a lista deverá conter as seguintes informações: data de solicitação da consulta, do exame ou da intervenção cirúrgica; relação dos inscritos habilitados para o respectivo exame, consulta ou procedimento cirúrgico; relação dos pacientes já atendidos; e previsão de atendimento.

A legislação estabelece que a divulgação deverá garantir o direito de privacidade dos pacientes, sendo divulgado apenas os últimos quatros dígitos do Cartão Nacional de Saúde – CNS e data de nascimento.

“Em nenhuma hipótese, a divulgação das informações deverá infligir o direito de privacidade e sigilo, considerando excepcionalmente os ditames legais estabelecidos na Lei Federal nº 12.527, de 18 de novembro de 2011, que trata do acesso a informações previstos na Constituição Federal/88”, diz um trecho da publicação.

Responsável pelo setor do MP (Ministério Público Estadual) que fiscaliza o acesso da população à saúde pública, a promotora de Justiça Silvana Nobre elogiou a iniciativa de Manacapuru. Segundo ela, o exemplo deveria ser seguido por outros gestores.

“Isso é a melhor coisa que existe para o controle social ser efetivado. Vejo com muito bons olhos. O cidadão tem o direito de saber o lugar que ele ocupa na fila de espera de todos os serviços públicos, não só de saúde. Essa manifestação da prefeitura de Manacapuru é corretíssima e deveria ser adotada por todos os municípios”, disse Silvana Nobre.

Apesar do elogio, Silvana Nobre alerta que esta lista de pacientes aguardando por atendimento em Manacapuru precisa ser a mesma do SISREG – Sistema de Centrais de Regulação que permite o controle e regulação dos recursos hospitalares e ambulatoriais especializados no nível Municipal, Estadual ou Regional criado pelo Ministério da Saúde.

De acordo com a promotora, não é correto que Manacapuru crie listas paralelas a do SISREG. Outra ressalva feita por Silvana Nobre é quanto ao que ela chama de categorização da lista. Ou seja, o documento deve exibir o grau de urgência e prioridade de atendimento para cada paciente que estiver na fila.

“A lei que trata da transparência também tem que ver a classificação desse paciente naquela fila. Porque eu posso ter uma fila de três mil pessoas em situações diferentes de urgência, emergência, prioridades por lei. Isso também deve constar nesta lista. Porque se não eu vou fazer uma avaliação grosseira da demanda existente. Eu tenho 200 pessoa para fazer uma tomografia, mas eu tenho dentre esses os idosos e casos de emergência. Por lei, essas pessoa têm prioridade sobre as demais. Então, espero que essa lista seja categorizada, senão vai incutir um erro de leitura de todos aqueles que acessarem”, declarou Silvana.

A reportagem tentou contato com o prefeito de Manacapuru mas ele não atendeu as chamadas.

Assuntos: AmazonasDOMexamesfilaLeiManacapuruPrefeitosaúde
CompartilharTweetEnviar
PUBLICIDADE

VejaNotícias

Luiz Fabian
Dia a Dia.

Governo do Estado diz que não pagará por máscaras com desconformidade de tamanho

13 de agosto de 2020
avenida do samba
Dia a Dia.

Carros alegóricos parados na Avenida do Samba atrapalham trânsito em Manaus

27 de fevereiro de 2020
Seduc divulga cronograma de convocação para lotação e posse de concursados em Manaus
Dia a Dia.

Concursados da Seduc têm até o dia 2 de abril para apresentar documentos

27 de fevereiro de 2020
Uso de aplicativos ajuda a reduzir mortes no trânsito, mostra pesquisa
Dia a Dia.

Quem dirige carro caro se comporta pior no trânsito, mostra estudo

27 de fevereiro de 2020
Inscrições para o Fies estão abertas e prazo final é o dia 12 de fevereiro
Dia a Dia.

Candidatos já podem consultar resultado do Fies para o primeiro semestre

27 de fevereiro de 2020
Novo coronavírus: grupo em quarentena em Anápolis será liberado amanhã
Dia a Dia.

Brasil tem primeiro caso de coronavírus e paciente está internado em São Paulo

26 de fevereiro de 2020
Índios isolados no Amazonas (Foto: Gleison Miranda/Funai/Divulgação)
Dia a Dia.

Missões evangélicas atingem 10 povos indígenas isolados do Amazonas

25 de fevereiro de 2020
A ‘inteligência’ da Secretaria de Segurança
Dia a Dia.

Homem que se passava por policial e atirou em pessoas na rua é preso em Manaus

25 de fevereiro de 2020
Vacinação ultrapassa meta para imunizar crianças contra o sarampo em Manaus
Dia a Dia.

Sete em cada 10 brasileiros não acreditam na eficácia das vacinas, mostra pesquisa

22 de fevereiro de 2020
Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças estimava o número de mortes resultantes do coronavírus em 427, com 20.626 infecções (Foto Governo China)
Dia a Dia.

Profissionais de saúde no Amazonas terão treinamento para tratar pacientes com coronavírus

22 de fevereiro de 2020
Exibir mais notícias
Próxima notícia
droga apreendida com militar da Aeronautica

Militar da Aeronáutica é preso por tráfico de drogas sintéticas em Manaus

Homem retira moto do guincho na frente do agente de trânsito

Relator acelera recurso contra o ex-presidente Lula na segunda instância

Justiça Federal diz que é falso o mandado de prisão contra Lula

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

AMAZONAS ATUAL

© 2021 Amazonas Atual Comunicação

Navigate Site

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Expressão
  • TV Atual
  • Colunistas
  • Quem Somos

Siga-nos

Sem resultados
Visualizar todos os resultados
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Expressão
  • TV Atual
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Elias Cruz da Silva
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Nelson Azevedo
    • Pontes Filho
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Valmir Lima
  • Quem Somos

© 2021 Amazonas Atual Comunicação

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In