
Do ATUAL
MANAUS – O Itaú Unibanco firmou um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) com o MP-AM (Ministério Público do Estado do Amazonas) e pagará R$ 15 mil ao Fundo Estadual de Defesa do Consumidor. O valor é reparação por dano moral coletivo cometido pela instituição contra seus clientes. A empresa tem 15 dias para fazer o pagamento.
O TAC tem por objetivo resguardar os direitos do consumidor no atendimento prestado em suas agências bancárias. O acordo foi assinado na 81ª Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor.
O acordo também obriga o Itaú Unibanco a providenciar a fixação de relógio em local visível e fornecer bilhetes ou senhas numéricas, com indicação do nome do estabelecimento, do horário de entrada do cliente e, sempre que solicitado, o registro do horário em que ocorreu o fim do atendimento.
“Além da celeridade na solução consensual de conflito, buscamos, com o acordo, compatibilizar a proteção do consumidor e o equilíbrio nas relações entre os clientes e o banco, considerando que o tempo do consumidor é reconhecido como bem jurídico em nosso Estado”, disse a promotora de Justiça Sheyla Andrade dos Santos, da Defesa do Consumidor.

Gostaria que o ministério público fizesse algo sobre a agência da caixa econômica situada ao lado da praça da saudade no centro de Manaus,pois essa agência está obrigando os clientes q abrirem conta corrente mesmo que já tenham conta poupança.Estive com minha mãe no final do mês passado pessoalmente nessa agência onde minha mãe tem uma conta poupança já a bastante tempo,solicitamos que o pagamento dela da aposentadoria do INSS fosse pra essa conta e eles disseram que só poderiam passar se ela abrisse uma conta corrente isso foi afirmação tanto do atendente e da gerente, ficamos lá mas de uma hora pra ser atendido e quando chegou a nossa vez isso ocorreu. Falei que era abuso contra o consumidor e disseram que essa era a norma de todas as agências da caixa . Órgãos de defesa do consumidor façam uma fiscalização , só não entrei na justiça devido minha mãe residir no interior e já estava com a passagem marcada pra retomar pra casa dela.
É regra do Bacen, tem que abrir outra conta, entendo totalmente você… não estou protegendo a agência, jamais…