Do ATUAL
MANAUS- O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania estabeleceu parceria com dez Institutos Federais, incluindo o do Amazonas, para capacitar agentes para a promoção e proteção dos direitos humanos das pessoas idosas no Brasil pelo Programa Envelhecer nos Territórios.
A iniciativa também pretende incentivar a criação de entidades de gestão de políticas destinadas a esse grupo no âmbito do estado e do município. Está prevista a formação de aproximadamente 350 agentes em todo o país.
Durante o processo de capacitação, os agentes serão treinados para identificar violações dos direitos humanos das pessoas idosas e poderão interagir com os gestores municipais para buscar formas de mitigar as violações.
Além do Ifam (Instituto Federal do Amazonas), a parceria inclui o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais; de Goiás, de Goiano; do Ceará; do Rio Grade do Sul; o Instituto Federal de São Paulo, da Bahia e o Instituto Federal do Maranhão.
As cidades onde os cursos estão sendo ministrados foram selecionadas com base na análise de indicadores, considerandos fatores como o tamanho populacional, os índices de envelhecimento e de desigualdade social.
O curso tem a duração de um ano e já teve início no Instituto Federal de Goiás, com planos para expansão para outras localidades no futuro.