
Do ATUAL
MANAUS – Os governos de São Paulo e Amazonas firmaram parceria para a realização de 2.500 exames gratuitos de DNA. Os testes ocorrerão em processos de investigação de paternidade e a finalidade é agilizar a identificação de pais e o reconhecimento legal de vínculos familiares.
O valor do convênio é de R$ 637,5 mil a ser repassado pela Sejusc (Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania do Amazonas) ao Imesc (Instituto de Medicina Social e de Criminologia) que fará os exames. A Sejusc também fará o cadastramento dos beneficiários, enquanto o TJAM (Tribunal de Justiça do Amazonas) conduzirá as coletas de material genético e as sessões de conciliação.
“O Imesc é o maior instituto do gênero na América Latina, com estrutura e competência técnica para atender plenamente essa demanda. Essa atuação conjunta fará a diferença para quem enfrenta dificuldades no acesso à justiça”, afirmou o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.
Para o governador do Amazonas, Wilson Lima, a parceria é estratégica: “Nosso público é formado por pessoas de baixa renda. Elas têm o direito fundamental de saber quem é seu pai. Este é um passo essencial para garantir dignidade às famílias”.
Segundo o secretário da Justiça e Cidadania de São Paulo, Fábio Prieto, a ação reforça o papel do Estado na promoção da cidadania e justiça. “O Imesc é um centro de excelência reconhecido nacional e internacionalmente. Esta parceria demonstra como a ciência pode e deve estar a serviço da população”.
Sobre o Imesc
Vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania, o Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo é um dos maiores centros de investigação de paternidade da América Latina. Desde janeiro de 2023, o órgão emitiu mais de 82 mil laudos em Medicina Legal e realizou 14.650 exames de DNA, beneficiando mais de 50 mil pessoas.
O Imesc também realiza perícias médicas, avaliações de personalidade, exames de capacidade profissional e laudos para inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.