Por Marcelo Salum*, especial para o ATUAL
A partida para imersão, daquele que é considerado o grande espetáculo do varejo mundial em um único local – NRF Retail’s Big Show, passa por algumas escalas e curiosidades.
Dentre elas, uma parada no que podemos considerar um dos maiores Hubs Logísticos da América Central, localizado no Panamá – Aeroporto de Tocumen; onde centenas de destinos aéreos se conectam, chegam e partem dali a todo instante.
Consequentemente, a infraestrutura logística e aérea ali concentrada estimula a economia local, com a geração de centenas de milhares de empregos; requer forte incremento tecnológico e contínuo investimento na ampliação física estrutural.
É notória a preocupação em se oferecer as melhores experiências, às centenas de milhares de passageiros que por ali circulam diariamente. As chamadas tendas ou lojas, oferecem grandes marcas, com um mix de produtos variados que vão desde os famosos duty free, as renomadas grifes de confecções, as imponentes prateleiras de bebidas, e um vasto aparato tecnológico no mínimo apreciável.
Insight no varejo
Dentre as marcas e lojas famosas encontradas no aeroporto do Panamá, uma das que chamou muito nossa atenção foi a da Mont Blanc – cujo nome homenageia o Monte Branco, considerada a montanha mais alta da Europa ocidental.
A Mont Blanc, uma loja com pouco mais de 30 metros quadrado, apresenta um ambiente intimista, com um layout tradicional requintado.
Considerada, uma marca refinada de um público tradicional premium, até então conhecida por oferecer um modelo de caneta clássico, passou a diversificar seu mix de produtos, estendendo este a requintados fones de ouvido, perfumes elitizados e glamurosas malas, pastas e carteiras.
É oportuno considerar que a marca vem apostando na diversificação e no que chamamos de cross selling, ou venda cruzada, com itens desenvolvidos da própria marca.
Esta estratégia apoia se em suas características tais como: segmentação de um público elitista, tradição e credibilidade pela qualidade e durabilidade de seus produtos e precificação diferenciada ao alcance de um seleto consumidor.
Há 01 dia da NRF…
Já aterrissamos em Nova York, há uma temperatura bem próximo de 0⁰, mas aquecidos pela oportunidade de mais uma vez, se conectar ao varejo mundial e suas macro tendencias e disrupções que serão amplamente discutidas, percebidas e vivenciadas; com um ingrediente especial de estar os motivados, em poder compartilhar tudo isto diariamente aqui com vocês, ou @marcelo.salum
*Marcelo Salum é CEO e Founder do IBVV – Instituto Brasileiro de Vendas & Varejo – e escreve para sobre a NRF 2023 numa parceria com o AMAZONAS ATUAL)