Do ATUAL
MANAUS — A partir de 2025 o Hospital Delphina Aziz, na zona norte de Manaus, fará cirurgia de transplante de fígado. No hospital ocorrem, atualmente, transplantes de rins e implantes cocleares.
O novo procedimento cirúrgico foi anunciado pelo governador do Amazonas, Wilson Lima, na manhã desta terça-feira (6), ao participar da cerimônia de comemoração de um ano de transplantes renais na unidade hospitalar.
“Fazer um transplante renal era complexo para as famílias que precisavam se deslocar para um grande centro. Hoje é o que acontece com o transplante de fígado, que vamos implementar para que pacientes do Amazonas sejam submetidos a esse procedimento cirúrgico aqui. Isso é importante porque a recuperação do paciente ao lado da família e do ambiente em que ele já está acostumado seja de forma mais célere”, disse o governador.
Pioneirismo
O hospital é pioneiro em transplantes renais na Região Norte. O primeiro transplante de rim de doador vivo foi realizado em 5 de julho de 2023. Um ano depois, no dia 29 de junho de 2024, as equipes executaram o primeiro transplante renal com doador falecido.
No dia 31 de julho de 2024, dois pacientes foram beneficiados com o transplante dos rins de um doador falecido. A cirurgia mais recente foi realizada no dia 1º de agosto.