Hemoam convoca doadores com urgência para repor estoque de sangue

Processo de doação dura no máximo uma hora na sede do Hemoam (Foto: Alfredo Fernandes/Hemoam)

Processo de doação dura no máximo uma hora na sede do Hemoam (Foto: Alfredo Fernandes/Hemoam)

Da Redação

MANAUS – Com estoque de sangue abaixo da média, a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas convoca doadores de sangue com urgência. Para atender a rede pública e privada de saúde, a média ideal de doadores por dia é de 200 a 250, Na Semana da Pátria, oscilou entre 120 a 150 e agora está em 190. “Estamos com estoque baixo em todos os tipos de sangue. Precisamos mobilizar toda a população para vir doar. É rápido, não custa nada, não dói e salva muitas vidas”, disse a chefe do Departamento do Ciclo do Sangue, Socorro Viga.

Em média são retirados entre 390 e 460 ml. O sangue doado é fracionado entre plaquetas, concentrado de hemácias, plasma fresco congelado e crioprecipitado, por isso uma bolsa de sangue salva a vida de até quatro pacientes. A coleta dura entre cinco e dez minutos e todo o processo, desde a entrada até a saída da unidade, é de apenas uma hora.

Requisitos

Para a primeira doação, a pessoa precisa ter entre 18 e 60 anos. Menores de idade de 16 e 17 anos também podem doar, desde que tenham autorização do responsável legal. É preciso estar bem de saúde e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas anteriores à doação. E não é preciso estar em jejum para doar sangue.

O horário de funcionamento do Hemoam é de segunda-feira a sábado, das 7h às 18h, na avenida Constantino Nery, 4.397, Chapada, zona centro-sul. Já na Maternidade Ana Braga, na alameda Cosme Ferreira, 3.958, Aleixo, zona centro-sul, que também tem um posto de coleta, funciona de segunda a sexta, das 8h às 13h. Mais informações através do telefone 3655-0100.

Seja o primeiro a comentar on "Hemoam convoca doadores com urgência para repor estoque de sangue"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.