

Do ATUAL
MANAUS — O professor Gilberto Vasconcelos (PSTU) é voz dissonante entre os candidatos a prefeito de Manaus. Ele é contra armar a Guarda Municipal, proposta defendida pelos outros seis candidatos. Vasconcelos afirma que guardas municipais armados “leva mais violência para os bairros”. A declaração ocorreu na manhã desta quinta-feira (22) em entrevista a Band News Amazônia.
“Essa política de armar a Guarda Municipal é uma política falida, é uma política que leva mais violência para os bairros, além da que já existe”, disse, ao ser questionado sobre o uso desses servidores na segurança pública.
Vasconcelos afirma que guardas municipais armados vão prejudicar a população mais pobre nos bairros periféricos de Manaus. “Qual é a ideia de um prefeito, de um candidato que quer contratar mil guardas municipais e armar todos eles? O quê que ele está dizendo para sociedade? Ele tá dizendo o seguinte: ‘estamos vivendo em uma guerra civil”, argumentou.
“Uma guerra contra os pobres, contra a periferia, é isso que ele está dizendo. Por isso, eu sou totalmente contra. Pelo contrário, nós temos que resgatar essa população que o sistema capitalista tem deixado à margem. Não é à toa que temos em Manaus mais de 50% da população abaixo da linha da pobreza”, acrescentou.
Para Gilberto Vasconcelos, medidas simples seriam mais eficazes na área de segurança do município. Ele cita acabar com terrenos baldios e cheios de mato que facilita o esconderijo de bandidos. Propõe iluminação pública suficiente e maior proximidade dos manauaras com setores de segurança pública.
Gilberto alega que desemprego e a falta de oportunidade para as famílias manauaras facilitam a ida de jovens para o crime e favorecem as facções criminosas. “Não é o armamento que mudará o cenário”.
“Esse tipo de combate é um imediatismo que não pensa a fundo a segurança. Aliás, são pessoas muito superficiais que propõem isso. Combater violência com guerra civil. Na verdade, é isso que está sendo dito. A população devia entender isso e repudiar essa proposta de mais armamento”, defende.
Gilberto Vasconcelos propõe o passe livre no transporte público de passageiros entre as medidas para beneficiar pessoas desempregadas.
