Do ATUAL
MANAUS – A qualidade do ar em Manaus na manhã desta segunda-feira (4) é ruim em oito bairros. Também em outros oito é classificado como muito ruim, segundo o Selva (Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental) da UEA (Universidade do Estado do Amazonas).
No início da manhã, a área mais afetada era o bairro Aparecida, na zona sul, que registrou os níveis de poluição em 87.8 µg/m³. Para ser considerado de boa qualidade, o ar precisa medir entre 0 e 25 μm/m³ (micrómetro por metro cúbico de AR).
Desde o último sábado (2), a fumaça “voltou a aparecer” em Manaus, mas ficou pior no domingo (3) e nesta segunda-feira. O fenômeno é geralmente ocasionado pelas queimadas que atingem principalmente o Sul do Amazonas.
Em outubro, o Amazonas registrou 2,5 mil focos de incêndios. Neste ano, a fumaça encobriu a cidade em pelo menos duas ocasiões nos meses de setembro e outubro.
O Amazonas está em estado de emergência ambiental por conta das queimadas. O problema começou em julho e chegou ao seu ápice nos meses de agosto e setembro, quando uma onda de fumaça atingiu todas as 62 cidades amazonenses.