Do ATUAL
MANAUS – Fumaça densa escureceu Manaus mais cedo na tarde deste domingo (19). O espesso nevoeiro encobriu a cidade por volta das 12h30. Às 14h não era mais possível ver pontos turísticos como a Ponte Rio Negro, o Encontro das Águas e a orla da Ponta Negra. Às 16h45 o céu ficou completamente escuro.
A qualidade do ar monitorada pelo aplicativo Selva (Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental), da UEA (Universidade do Estado do Amazonas), é de muito ruim e péssimo durante toda a tarde deste domingo. A situação permanece no início da noite, por volta das 17h50, conforme registrou o ATUAL.
As redes sociais os manauaras reclamam da fumaça. “Olhei pro horizonte e achei que vinha chuva. É mais fumaça”, disse um morador no X [ex-Twitter]. “Que Maravilha!!! Sendo sufocados mais um dia”, ironizou uma moradora. “Não aguento mais. Socooooro”, postou outro manauara.
A seca mantém o nível baixo dos rios. Na orla de Manaus, a profundidade do Rio Negro era de 12,96 m na sexta-feira (17),, segundo medição do Porto de Manaus.
Todos os 62 municípios amazonenses estão em situação de emergência. Segundo dados da Defesa Civil, o Amazonas tem 598 mil pessoas afetadas até o momento pela seca severa, ou 150 mil famílias.