O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Dia a Dia

Fóruns são opção para resolver problemas sem levar para a Justiça

21 de março de 2022 Dia a Dia
Compartilhar
Decisão da Justiça considerou que houve dano moral de postagens em rede social (Foto: TJAM/Divulgação)
Procurador defende fóruns diálogos para evitar judicialização (Foto: TJAM/Divulgação)
Da Folhapress

BRASÍLIA – A criação de fóruns para discutir com antecedência problemas recorrentes no Brasil pode evitar a propositura de ações judiciais desnecessárias. Esse foi o posicionamento defendido pelo coordenador da Câmara da Ordem Econômica e do Direito do Consumidor (3CCR/MPF), subprocurador-geral da República Luiz Augusto Santos Lima, durante audiência promovida pelo Senado, na quinta-feira (17), sobre os impactos da seca no Rio Grande do Sul.

O representante do MPF disse que é imprescindível difundir informações qualificadas de forma a esclarecer dúvidas que poderiam levar a judicializações desnecessárias quando não há diálogo entre os órgãos governamentais e a sociedade.

Para o coordenador da 3CCR, as políticas públicas e as soluções técnicas para esses problemas comuns no Brasil já existem. “Precisamos de efetividade nos programas governamentais’”, afirmou o subprocurador-geral.

Nesse sentido, o subprocurador-geral informou sobre a criação de grupo de trabalho permanente, composto por procuradores da República, para tratar de temas ligados ao agronegócio, lembrando que o setor representa 25% do PIB brasileiro.

Adiantou também que, no próximo mês, o MPF vai realizar evento para discutir a questão do fertilizante agrícola. “Temos que ver o agronegócio numa discussão transcendental, ou seja, é importante priorizar discussões sobre o meio ambiente, mas também sobre a sustentabilidade econômica que envolve milhares de famílias”, explicou.

Cenário

A audiência pública foi proposta pelo senador Lasier Martins (Podemos/RS). Segundo ele, a atual estiagem no RS é uma das piores da história gaúcha e já atinge 405 municípios. O senador disse que o debate é necessário para tratar, não apenas de medidas emergenciais, mas também estruturais, que poderiam representar soluções, como a viabilidade de irrigação na agricultura, açudes rurais, cisternas domésticas para captar água das chuvas e poços para abastecer pivôs de irrigação de lavouras.

Em relação às regras das Áreas de Preservação Permanente (APPs), o senador questionou sobre a possibilidade de margem de revisão na legislação que permita a ampliação de açudes, cisternas, poços artesianos, ou seja, de reservação da água, especialmente na região Sul.

O subprocurador-geral afirmou que, “apesar de ser uma pergunta técnica, sempre há margem para aplicar as soluções técnicas e científicas, pois elas já existem”.

No requerimento da audiência, o senador informa que, segundo dados da Emater/RS, mais de 257 mil propriedades de 9,6 mil localidades sofrem com os efeitos da estiagem. A situação deixa 17,3 mil famílias com dificuldade de acesso à água. Em todo o estado, produtores de milho, de soja e a produção leiteira registram prejuízos.

Mais de 54,7% da produção de milho foi perdida, a quebra na safra de soja alcança os 43,8% e os prejuízos previstos já ultrapassaram os R$ 27,8 bilhões. Para o senador, o aumento do custo de produção das atividades agrícolas elevou os custos do ano safra 2020/2021, razão pela qual há necessidade de medidas emergenciais voltadas aos agricultores familiares.

Confira os debates na íntegra.

Notícias relacionadas

Inmetro reforça diálogo com o setor produtivo no evento ‘Qualidade 360º’

Anvisa lança consulta pública para decidir sobre adoção de bula digital

Governo vai investir R$ 15 bilhões na melhoria de rodovias federais

CNJ instala processo contra desembargador que absolveu estuprador de criança

Interessados no Sisu+ podem consultar vagas disponíveis por cursos

Assuntos fóruns, judicialização, PGR
Cleber Oliveira 21 de março de 2022
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Tenente-coronel Mauro Cid
Política

Alexandre de Moraes pede que PGR opine sobre o cumprimento de pena por Mauro Cid

8 de junho de 2026
Kassio Nunes Marques
Política

Nunes Marques dá 20 dias para PGR opinar sobre revisão da condenação de Bolsonaro

27 de maio de 2026
Eduardo Bolsonaro
Política

PGR pede condenação de Eduardo Bolsonaro pelo crime de coação contra ministros do STF

12 de maio de 2026
Alessandro Stefanutto liberou descontos para entidades de fraude no INSS, diz a PF (Foto: Rafa Neddermeyer/ABr)
Política

PGR pede a Mendonça para manter prisão de ex-presidente e ex-diretores do INSS

6 de maio de 2026

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?