Da Redação
MANAUS – Na primeira quinzena de outubro, 52,6 mil pessoas utilizaram o transporte rodoviário intermunicipal de passageiros no Amazonas, segundo a Arsepam (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Amazonas) com base em dados do Departamento de Transporte Rodoviário (DETR).
Nos primeiros 15 dias de outubro, o número de usuários ultrapassou 43,5% o total de passageiros de todo mês de setembro. De acordo com o diretor-presidente da Arsepam, João Rufino Júnior, o aumento é atribuído, principalmente, à flexibilização das atividades e a permissão da lotação total de passageiros.
“Desde o início da pandemia em 2020 esta é a primeira vez que o transporte intermunicipal de passageiros pode operar sem restrições quanto à lotação de passageiros. Medidas como essa estão sendo possíveis graças ao avanço da vacinação no Amazonas. Outro fator que colaborou para esse crescimento foi o feriado de Nossa Senhora de Aparecida, no último dia 12”, explicou o gestor.
Os municípios mais procurados pela população foram Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva e Itacoatiara. Entre os postos de fiscalização do serviço, a barreira de Fiscalização Estadual (AM-010 e BR-174), na zona norte de Manaus, contabilizou cerca de 60% do total de passageiros. Conforme o órgão de controle, 31.974 pessoas utilizaram o transporte a partir do ponto fixo de fiscalização.
A Arsepam realizou 1.938 fiscalizações até o dia 15 de outubro, sendo o posto na Ponte Rio Negro, em Iranduba, o que contabilizou o maior número de abordagens.