O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Política

Flávio Dino deixa PC do B e deve entrar no PSB, que já recebeu Freixo

17 de junho de 2021 Política
Compartilhar
Governador Flávio Dino, do Maranhão, deixou o PC do B e deve ingressar no PSB (Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados)
Por João Valadares, da Folhapress

RECIFE – O governador do Maranhão, Flávio Dino, anunciou nesta quinta-feira (17) que pediu desfiliação do PC do B. O político deve anunciar em breve seu ingresso no PSB, que inicia um processo de reaproximação com o ex-presidente Lula visando as eleições presidenciais de 2022. Dino deve tentar uma vaga ao Senado no próximo ano.

O anúncio foi feito pelas redes sociais. “Desejo êxito ao partido na sua caminhada em defesa de uma pátria livre e justa. Uma grande frente da esperança é um vetor decisivo para um novo ciclo de conquistas sociais para o Brasil. A tal tarefa seguirei me dedicando”, escreveu

Primeiro filiado do PC do B a governar um estado da Federação, ele ressaltou diferenças atuais com estratégias eleitorais do partido. “Agradeço ao PC do B a acolhida fraterna nesses 15 anos de militância. Diferenças que hoje temos, de estratégia e tática políticas, são menos importantes do que o meu reconhecimento ao papel histórico do partido na defesa de um novo projeto nacional de desenvolvimento para o Brasil”, finalizou.

No início deste mês, o governador havia declarado, em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, que só consideraria deixar o PC do B de fato quando não houvesse mais chances de aprovação de proposta no Congresso de criação de federações partidárias. “Aí PC do B e PSB podem eventualmente fazer uma Federação”, afirmou, na ocasião.

Esse mecanismo permitiria que partidos atingidos pela cláusula de barreira, como é o caso do PC do B, formassem federações com outras legendas para atuarem conjuntamente no Congresso. O modelo de federações prevê a possibilidade de união de partidos para disputar as eleições como uma grande sigla, com estatuto próprio, que deverá ficar unida em âmbito estadual e nacional por quatro anos.

Existe a expectativa de que Manuela d’Ávila (PC do B) também deixe a sigla e migre para o PSB. Nas redes sociais, a política lamentou a saída de Dino do partido e deixou dúvida sobre o seu destino. “Lamento a saída de meu amigo Flávio Dino do PC do B. Sei que nos encontraremos na luta em defesa de um Brasil justo e desenvolvido. Alguns perguntam e especulam sobre o meu destino: não acredito em saída individual para dilemas coletivos”, postou.

No início da semana, o deputado Marcelo Freixo, que deve ser candidato ao Governo do Rio de Janeiro no próximo ano, anunciou saída do PSOL e entrada no PSB. O movimento gera temor no PDT, que vê o gesto como sinal de que o PSB acabará apoiando Lula e não Ciro Gomes na disputa pela Presidência no ano que vem.

A aliança com o PSB é tratada por Lula como essencial para o sucesso eleitoral em 2022. Alguns líderes socialistas, a exemplo do prefeito do Recife, João Campos (PSB), que se elegeu usando como mote o sentimento antipetista, resistem à união com o PT já primeiro turno de 2022.

Notícias relacionadas

Datafolha registra 40% de intenção de voto para Lula e 31% para Flávio Bolsonaro

Lula disse que vetará disparo em massa de menagens nas eleições, caso Senado aprove

Validação de norma beneficiará criminosos, afirma autor da Lei da Ficha Limpa

André Mendonça vai julgar ações sobre propaganda na campanha eleitoral

Fausto Júnior retira apoio ao adiamento do fim da escala 6×1 para 2036

Assuntos Eleições 2022, Flávio Dino, PC do B, PSB
Redação 17 de junho de 2021
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Mário Frias informou que vai prestar esclarecimentos sobre viagens (Foto: Marcelo Casal Jr./ABr)
Política

Câmara informa ao STF que ‘aprecia’ pedidos de viagens de Mário Frias ao exterior

22 de maio de 2026
Flávio Dino
Política

Dino abre novo processo para apurar desvio de emendas para filme sobre Jair Bolsonaro

15 de maio de 2026
Flávio Dino lembrou golpe de 64 e comparou com o atual em relação a provas (Imagem: SDTF/YouTube/Reprodução)
Política

Flávio Dino defende cuidado com declarações para evitar distorções em vídeos

13 de maio de 2026
Flávio Dino
Política

Dino manda TSE e PGR apurarem possível uso de emendas em campanha eleitoral

12 de maio de 2026

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?