O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Expressão
  • TV Atual
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Elias Cruz da Silva
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Nelson Azevedo
    • Pontes Filho
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Expressão
  • TV Atual
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Expressão
  • TV Atual
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Elias Cruz da Silva
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Nelson Azevedo
    • Pontes Filho
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Expressão
  • TV Atual
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Geral

Fernández quer trocar animais por personalidades em notas do peso

7 de janeiro de 2020 Geral
Compartilhar

Por Sylvia Colombo, da Folhapress

BUENOS AIRES-ARGENTINA – Com inflação de mais de 50% ao ano, a Argentina vai aposentar no próximo dia 31 as notas de cinco pesos. Serão convertidas em moedas, assim como ocorreu, no ano passado, com as cédulas de dois pesos. Além de trocar papel por moeda, o governo do presidente Alberto Fernández quer substituir os animais que passaram a estampar o dinheiro na gestão de Mauricio Macri por personalidades do país.

Foi a inflação acelerada que fez o país lançar notas de 1.000, 500 e 200 pesos também nos anos recentes. Antes, a cédula com valor mais alto na Argentina era a de 100 pesos.



As notas que resistirem à inflação terão um novo visual. As cédulas de valor mais alto, lançadas na gestão Macri, foram estampadas com animais da fauna argentina -baleia, guanaco, condor dos andes e yaguareté.

Agora Fernández deu ordens ao presidente do Banco Central, Miguel Pesce, para que crie uma nova coleção de notas. Pesce afirma que serão seis meses de estudos para definir quem estaria nas cédulas, e a impressão duraria até o fim do ano. 

No lugar de animais, elas seriam estampadas por artistas, intelectuais e alguns políticos. Entre os preferidos do presidente estão escritores de renome como Jorge Luis Borges, Julio Cortázar, a poeta Alejandra Pizarnik, e também astros do pop, como o roqueiro Luis Alberto Spinetta (1950-2012).

Aqui entra uma curiosidade: Fernández é fã de rock e Spinetta é um dos ícones locais, cuja canção mais famosa se chama El Anillo del Capitán Beto. Para os seguidores jovens de Alberto Fernández, ele é chamado de capitão Beto.

Antes da chegada dos animais às cédulas argentinas, o país viveu uma disputa sobre quem são os heróis e anti-heróis do país. Até hoje circulam notas de 100 pesos com a imagem de Eva Perón (preferida pelos peronistas). Também estampa cédulas de 100 pesos o ex-presidente Julio Argentino Roca, por muitos considerado o arquiteto da Campanha do Deserto, que no século 19 dizimou grande parte da população indígena do país.

Para além das polêmicas, alguns dos heróis da independência do país devem permanecer, como San Martín, responsável pela independência, e Belgrano, o criador da bandeira argentina.

Notícias relacionadas

Mulher é presa por suspeita de matar o pai; ela o denunciou por agressão

Sutilezas e nuances de um jogo produtivo em um cassino online, com exemplos de ganhos reais

Revoltado por excesso de maionese, homem mata funcionária de lanchonete nos EUA

Justiça autoriza filha de Elon Musk a mudar de nome e gênero

Drone americano esteve em ataque ucraniano, diz Rússia

Assuntos peso argentino
Cleber Oliveira 7 de janeiro de 2020
Compartilhe
Facebook Twitter
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia também

Casa Rosada (Foto: Governo da Argentina/Fotos Públicas)
Economia

Crise na Argentina derruba preços e favorece o turista brasileiro

30 de agosto de 2019
Economia

Peso argentino perde valor e são necessários 100 para comprar US$ 1

13 de agosto de 2019
Lezera Pura

Peso real para Brasil e Argentina não pode ser comparado a Messi e Neymar

7 de junho de 2019

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Expressão
  • TV Atual
  • Colunistas
  • Quem Somos
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?