
Do ATUAL
MANAUS — A família da jovem Ana Paula da Costa Barbosa, de 27 anos, busca informações sobre o paradeiro dela. Ana Paula está desaparecida desde agosto de 2024. O desaparecimento foi registrado na DEOPS (Delegacia Especializada em Ordem Política e Social) nesta terça-feira (6), que gerou um BO (Boletim de Ocorrência).
Natural do município de Alvarães (distante 531 quilômetros de Manaus), Ana Paula havia se mudado para Tefé onde vivia com o marido e os dois filhos: uma menina de 6 anos e um menino de 9. Segundo familiares, ela deixou de manter contato em agosto de 2024.
A mãe da jovem, Shirley da Costa, de 54 anos, que está em Manaus, relatou que viu a filha pela última vez quando ainda morava em Alvarães. Desde então, não teve mais notícias. A polícia registrou no BO: “Até o momento a mãe não teve mais notícias dela mesma. A comunicante recebeu mensagens via Zap [WhatsApp] de desconhecido dizendo ser a sua filha, pois a pessoa não se identifica”.
A irmã, Ana Cássia Barbosa, contou ao ATUAL que após a mudança para Tefé no início do ano passado Ana Paula manteve contato por celular e ligações com a família até agosto de 2024 e que depois dessa data, a família não falou mais com ela.
Ela relata também que a família procurou por Ana Paula em Tefé, indo, inclusive, na escola onde estudava o filho dela e no endereço onde Ana Paula dizia estar morando, mas no local foi informado que ela havia saído de lá.
“Antes ela mandava mensagens de voz pelo WhatsApp para a mamãe, mandava fotos das crianças e colocava eles para falar com a gente, mas desde agosto do ano passado que ela parou de responder e trocou de número. Nesse novo número, ela nunca responde, não atende, não manda fotos e quando a mamãe pede para ela mandar áudio, some. Temos certeza que não é mais ela que responde, é o marido”, disse Ana Cássia.
Em uma das mensagens enviadas pelo número de celular que diz ser de Ana Paula, ela informa que viajaria para Manaus no mês de fevereiro. Na segunda-feira (5), o contato enviou mensagem alegando que iria até a Ponta Negra, zona oeste de Manaus, e se a avó das crianças quisesse encontrá-los, que fosse até o local. Ninguém apareceu.
Os filhos de Ana Paula são de um relacionamento anterior. O pai das crianças, Valdir Cardenes de Souza, 30 anos, também denunciou o desaparecimento na delegacia de Alvarães em fevereiro deste ano, informando que teve contato com os filhos pela última vez em julho de 2024.
Quem tiver informações entrar em contato com os números: (97) 98450-3099 ou (97) 98408-4929.