
Do ATUAL
MANAUS – Grupo de acadêmicos da UEA (Universidade do Estado do Amazonas) venceu a Camagro (Competição de Arbitragem do Agronegócio). A Camagro é promovida pela Câmara de Arbitragem e Mediação do Agronegócio para capacitar estudantes de Direito na resolução de conflitos ligados ao setor agrário, por meio da simulação de um processo arbitral.
As equipes participantes devem elaborar peças escritas e apresentar defesas orais para ambos os lados da disputa, que são avaliadas por um tribunal arbitral simulado composto por juristas experientes.
A UEArb, equipe da UEA, estreante no evento, obteve a conquista inédita. Os universitários do Amazonas haviam vencido a regional Nordeste. Na fase nacional, superou as equipes da UFSC, Unicesusc, UFMG e UEL.
Também houve conquistas individuais. O orador João Lucas Liberato foi reconhecido como Melhor Orador da competição, e André Gouvêa conquistou o 9º lugar entre os melhores oradores do país. A equipe é formada por João Lucas, Taysa Tupinambá, André Gouvêa e José Carlos Cavalcanti, com orientação dos professores Mário Vitor Aufiero, Marcos Oliveira e Caio Dias.
“Conquistar esse título em nosso primeiro ano de equipe mostra que, mesmo com poucos recursos e muitas distâncias, podemos alcançar a excelência. Essa vitória representa o potencial acadêmico do Norte e o comprometimento da UEA com a formação jurídica de alto nível”, afirmou Mário Vitor Aufiero.
A oradora Taysa Tupinambá também destacou o papel coletivo da equipe: “Cada etapa foi vencida com muito estudo, noites em claro e apoio mútuo. Essa conquista é de todos nós — oradores, orientadores, equipe de apoio e a rede de juristas que nos ajudaram nessa preparação intensa”.