Por Teófilo Benarrós de Mesquita, do ATUAL
MANAUS – O prédio onde funcionou o Grupo Escolar Saldanha Marinho, no Centro Histórico de Manaus, será adaptado para funcionar como núcleo do Hemoam (Fundação Hospitalar e Hematologia e Hemoterapia do Amazonas).
O prédio, tombado como Monumento Histórico do Estado em 1988, pelo Decreto nº 11.191, no primeiro governo de Amazonino Mendes, foi construído em 1901 e durante os anos sofreu modernizações.
Começou com o nome de Escola Modelo. Em 1908, passou a ter a denominação de Grupo Escolar Saldanha Marinho. A escola foi desativada em 2017 e em setembro de 2021 o prédio saiu da responsabilidade da Seduc (Secretaria de Educação) e passou para o patrimônio da Sead (Secretaria de Administração).
O projeto está na fase final de elaboração e será encaminhado para aprovação da Caixa Econômica Federal, que financiará a reforma, informou a assessoria de comunicação do Hemoam. A obra de reforma e adequação está orçada em R$ 2,4 milhões.
O local receberá o nome de Hemoam Saldanha Marinho onde funcionará uma unidade de coleta de sangue descentralizada e também de coleta de sangue para exames laboratoriais, de acordo com a assessoria.
A expectativa é que até o primeiro trimestre de 2025 a nova unidade do Hemoam, na Saldanha Marinho, esteja em funcionamento.