Do ATUAL
MANAUS – O Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) informou que liberou a trafegabilidade sobre o Autaz-Mirim na BR-319/AM no último fim de semana. No local, uma ponta desabou no último dia 8 de outubro, no quilômetro 12 da BR-319. Conforme o departamento, a passagem seca, de 30 metros de extensão, já está garantindo o trânsito de pedestres e de veículos leves e pesados de um lado ao outro do rio.
A última etapa do trabalho – implantação de sinalização vertical e dispositivos de segurança para controlar o fluxo – está em andamento. Nesta semana serão instaladas as placas de advertência, alertando sobre as lombadas nos acessos à passagem e também sobre o limite de velocidade, que será de 20 km/h. O trecho opera em ambos os sentidos.
De acordo com o Dnit, até que os demais dispositivos de segurança sejam instalados o fluxo de veículos e pedestres será monitorado pela Polícia Rodoviária Federal para garantir a segurança dos usuários.
Com relação à transposição sobre o rio Curuçá, onde outra ponte desabou no dia 28 de setembro, o Dnit informou que já executou os acessos necessários para a atracação da balsa que irá realizar a travessia. A operação deste serviço está a cargo da Antaq.
Emergência
O Departamento publicou na edição do Diário Oficial da União (DOU) do dia 11 de outubro, as portarias que decretam situação de emergência de ambas as pontes. A partir da decretação de emergência, o DNIT tem autorização para realizar a contratação dos serviços para a reconstrução das estruturas.