Da Redação
MANAUS – Donos de veículos que devem o IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) no Amazonas e estão na Dívida Ativa terão facilidade para quitar o débito. A partir de segunda-feira, 14, a negociação pode ser feita direta no Detran que terá um posto da PGE (Procuradoria Geral do Estado) para atender os inadimplentes.
Atualmente, o pagamento da dívida ativa relativo ao IPVA é feito somente na sede da PGE, nas modalidades à vista ou parcelado em boleto em até dez vezes, corrigidos mensalmente pela taxa Selic. Com a cooperação técnica, o débito também poderá ser pago no cartão de débito ou crédito junto aos parceiros credenciados do Detran.
“O pagamento da dívida ativa também poderá ser parcelado em até 12 vezes no cartão de crédito”, disse Rodrigo de Sá Barbosa, diretor-presidente do Detran.
A vantagem do pagamento da dívida ativa no cartão de crédito é que o veículo já vai poder ser legalizado na hora. Já no parcelamento via boleto, o usuário só poderá fazer o licenciamento após o pagamento da última parcela.
Agendamento
O atendimento da PGE na sede do Detran-AM já pode ser agendado pelo portal de serviços digital.detran.am.gov.br. Basta o usuário escolher a opção “Agendamento” e preencher os dados solicitados.
Em seguida o usuário deve escolher a opção “Veículos” e, na lista de serviços, procurar por “PGE – Dívida Ativa IPVA”. Após isso, será aberto o calendário com os dias e hora disponíveis para atendimento.