Por Felipe Campinas, da Redação
MANAUS – Vídeo que o ATUAL teve acesso mostra os momentos que antecederam a troca de socos entre vereadores do município de Boca do Acre, no Sul do Amazonas, na última terça-feira (28). Na ocasião, os parlamentares se exaltaram durante discussão sobre quem falaria por último na tribuna e acabaram se agredindo dentro do plenário da Câmara.
O vídeo que mostra a confusão teve grande repercussão nas redes sociais e em veículos de comunicação nacionais nos últimos dias. Nas imagens, conforme identificação na imagem abaixo, é possível ver o vereador Janssen Almeida (Avante) trocando socos com o vereador Jonnathan Silva (Progressista) enquanto Roderick (PSC) trava luta com o filho de Janssen.
Um vídeo gravado dentro do plenário, ao qual o ATUAL teve acesso, mostra que as discussões começaram quando Roderick, que estava presidindo a Mesa, anunciou que se pronunciaria após Janssen. Na ordem de pronunciamentos, ele deveria falar antes do colega, mas alegou que havia um “acordo” firmado entre os vereadores de que o presidente pode subir à tribuna por último.
Janssen ficou irritado quando Roderick anunciou a mudança na sequência de pronunciamentos, pois ele queria encerrar a sessão rebatendo ataques feitos por Roderick na reunião anterior. Ao exigir que o colega se pronunciasse antes dele e cumprisse o regimento interno, ele bateu na mesa e gritou: “É o que diz o regimento. O senhor vai ter que cumprir”.
Roderick também ficou irritado com o ato do colega, bateu na mesa, se levantou e se dirigiu a Janssen, momento em que o filho de Janssen entrou no plenário. Em seguida, o vereador Jonnathan, aliado de Roderick, também saiu da Mesa para participar da confusão. A partir desse momento, os vereadores apresentam versões diferentes sobre o que ocorreu no plenário.
“Respeito”
Em vídeo publicado nas redes sociais na terça-feira (28), Roderick afirma que se dirigiu até Janssen para exigir respeito e foi “covardemente” atacado pelo filho de Janssen. “Ele [Janssen] começou a falar palavras de baixo calão em relação a minha pessoa e, realmente, eu levantei da mesa e fui até ele pedir pra ele me respeitar”, disse o vereador do PSC.
Roderick alegou que apenas se defendeu de agressões do filho de Janssen. “Foi quando o filho dele, vulgo Juninho, entrou na plenária e deferiu socos a minha pessoa. Ele não é funcionário, não é assessor, muito menos trabalha na Câmara. E eu, claro, naturalmente, a minha reação foi me defender. E foi aí que tudo começou”, afirmou Roderick.
“Agressão”
Janssen alega que Roderick desceu da Mesa para agredi-lo. “As imagens falam por si só, e mostram quem se levanta da mesa diretora da câmara, visivelmente alterado, e vem até a minha mesa. Claro que ele [Roderick] não vinha me abraçar”, disse o vereador do Avante, em publicação no Instagram na quinta-feira (30).
Ele também afirma que o filho apenas “tentou retirar o vereador” do PSC de perto dele e foi agredido. “Meu filho por extinto de filho, entrou para defender o seu pai, algo que qualquer pessoa faria o mesmo, e tentou retirar o vereador, quando o vereador o agrediu na altura de sua cintura, e daí claro, que revidou e iniciou a confusão generalizada”, afirmou Janssen.
Sobre a participação do vereador Jonnathan na confusão, Janssen disse: “O vereador que aparece nas imagens agredindo a minha pessoa não tinha nada haver com a discordância da ordem de pronunciamento, porém, percebe-se que o mesmo tem um rancor contra minha pessoa que eu não sei o motivo”.
Sessão tumultuada
Na sessão daquela terça-feira, os vereadores de oposição e de situação já estavam trocando farpas em uma discussão sobre os responsáveis pelo atraso no pagamento de funcionários de uma empresa terceirizada que presta os serviços de limpeza no município. Os trabalhadores, inclusive, estavam no local quando a confusão ocorreu.
O caso foi registrado na 61ª DIP (Delegacia Interativa de Polícia) do município no mesmo dia da confusão. Na quarta-feira (29), o presidente da Câmara de Boca do Acre, vereador Valfrido de Oliveira Neto (MDB), publicou nota pedindo desculpas pelo ocorrido. Ele disse que está tomando providências para garantir a segurança dos parlamentares no exercício do mandato.
Dois vereadores envolvidos na confusão também divulgaram vídeo pedindo desculpas à população e apresentaram suas versões sobre o ocorrido. Roderick disse que “não é esse caminho para resolvermos as demandas da nossa cidade e de interesse da população”, e Janssen, que “nada justifica o que aconteceu (agressões físicas e ofensas pessoais)”.
Assista ao vídeo: