O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Dia a Dia

Detran vai adotar em exames protótipo que simula ciclista no trânsito

31 de maio de 2015 Dia a Dia
Compartilhar
Familiares de vítimas de acidentes de trânsito fizeram manifestação no encerramento da campanha Maio Amarelo (Foto: Nathalie Brasil/Secom)
Familiares de vítimas de acidentes de trânsito fizeram manifestação no encerramento da campanha Maio Amarelo, na Ponta Negra (Foto: Nathalie Brasil/Secom)

MANAUS – O Detran- AM (Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas) vai adotar uma bicicleta estática com um boneco acoplado nos exames de direção veicular para simular a presença de ciclista no trânsito. A medida passa a valer a partir de junho e tem o objetivo de reforçar o respeito da distância de 1,5 metro das bicicletas, conforme exige o Código Brasileiro de Trânsito. A meta é reduzir os índices de acidentes no trânsito que têm ciclistas como vítimas.

A nova medida foi anunciada no sábado, 30 de maio, pelo diretor-presidente do Detran-AM, Leonel Feitoza, durante o encerramento da campanha “Maio Amarelo”, na Ponta Negra, zona oeste de Manaus, e segue determinação do governador José Melo, conforme explica Leonel Feitoza.

“O governador José Melo determinou ao Detran que tenham nos exames de direção um boneco na bicicleta para que o aluno que for tirar sua habilitação já tenha a consciência de respeitar o espaço de 1,5 metro de distância do ciclista. As autoescolas e os instrutores vão se adequar a essa nova regra junto às pessoas que vão tirar sua habilitação”.

Leonel Feitoza ressaltou ainda que, em um mês de implantação do WhatsApp (98802-5246) para comunicação com o Detran-AM, foram feitas 40 mil denúncias da população sobre imprudências de motoristas no trânsito, muitas delas com fotos e vídeos. “As pessoas estão indignadas com tantas mortes no trânsito e estão ajudando a punir os infratores com o nosso WhatsApp que vem sendo uma ferramenta importante nessa luta pela vida”, disse.

Homenagens

O encerramento da campanha Maio Amarelo foi marcado por homenagens in memoriam às vítimas de acidentes trânsito. A família do ciclista Simão Antônio de Lima, de 61 anos, que perdeu a vida no dia 21 de maio após ser atropelado por um motorista de ônibus na avenida Djalma Batista, recebeu uma placa assinada pelo governador José Melo e pela primeira-dama do Estado, Edilene Gomes de Oliveira.

A filha do idoso, Simone Araújo, agradeceu a homenagem e destacou a importância da conscientização no trânsito. “Sou grata ao apoio que minha família tem recebido e  sabemos que esse evento não traz a vida do meu pai, mas serve como alerta para outras famílias e ciclistas que estão diariamente nas ruas. Isso não pode passar em branco. Acreditamos que as coisas possam melhorar com mais respeito e atenção pela vida no trânsito”.

Maio Amarelo

Uma corrida de 10 e 5km, caminhada e pedalada na Ponta Negra encerraram a programação da campanha Maio Amarelo na capital. A campanha é um movimento mundial que busca conscientizar a população sobre atenção no trânsito com o intuito de reduzir os casos de acidente com mortes e feridos. Com o tema “Segurança no Trânsito – Uma questão de Atitude”, o Detran-AM realizou no mês de maio diversas ações de sensibilização para alertar a população quanto ao esse problema.

(Com informações da Secom)

Notícias relacionadas

Pilotando motocicleta, entregadora morre ao colidir com picape em Manaus

TJAM julga no dia 27 de maio réus pela morte de Débora Alves

TRT-11 determina circulação de 80% da frota de ônibus durante greve

Secretário pede mais investimento para ampliar combate ao crime no AM

Operação que prendeu Deolane bloqueia R$ 327 milhões dos investigados

Assuntos ciclistas, Detran-AM, exame de direção, maio amarelo
Valmir Lima 31 de maio de 2015
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Detran renovação da CNH - Foto Detran-Divulgação
Dia a Dia

Agendamento para renovação de CNH demora até um mês em Manaus

10 de maio de 2026
Examinador impediu instrutora de gravar vídeo da prova do aluno para obter CNH (Imagem: Facebook/Reprodução)
Dia a Dia

Impedir gravação de prova da CNH não tem amparo legal, dizem advogados; Detran proíbe registro

7 de abril de 2026
Motocicletas são maioria entre veículos que serão leiloados (Foto: Divulgação/Detran-AM)
Dia a Dia

Detran libera consulta a veículos que serão leiloados em Manaus

16 de março de 2026
curso de mecanica
Serviços

Detran-AM oferece 900 vagas de cursos gratuitos e EAD em fevereiro

10 de fevereiro de 2026

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?