
Do ATUAL
MANAUS – Entre 28 de fevereiro e a madrugada desta quarta-feira (5), o Detran-AM (Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas) registrou 381 testes de alcoolemia durante a Operação Lei Seca – Carnaval 2025. Desses, 275 motoristas foram autuados dirigindo embriagados e 106 recusaram o teste do bafômetro, mas passaram pelos procedimentos administrativos. Foram apreendidos 155 veículos.
Dos veículos apreendidos, 29 são automóveis e 126 motocicletas
A fiscalização identificou 1.081 infrações de trânsito. As mais frequentes foram dirigir sem CNH (Carteira Nacional de Habilitação) ou Permissão para Dirigir, com 102 casos, e conduzir motocicleta sem capacete, com 92 ocorrências. Também foram registrados 64 casos de pilotar motocicleta sem equipamento obrigatório, 42 por transportar passageiro sem capacete e 30 de dirigir com a CNH vencida há mais de 30 dias.
“É um número expressivo e reflete uma irresponsabilidade daqueles que querem se divertir, beber e dirigir, mas não pensam nas graves consequências de seus atos. Reforçamos que a Operação Carnaval 2025 finalizou, mas continuaremos em busca de salvar e preservar vidas”, disse o diretor David Fernandes.
Prisões e reforço na fiscalização
A operação também registrou infrações como condução de veículo sem calçado adequado (23 casos), descarga livre (19), ausência de placa de identificação (17), transposição de bloqueio viário policial (12) e condução com lacre de identificação violado ou falsificado (9).
Além disso, três pessoas foram presas em flagrante — duas por alcoolemia e uma por desacato. O coordenador geral da Fiscalização do Detran-AM, Arthur Cruz, alertou sobre a responsabilidade no trânsito.
“Quem está agindo de forma correta no trânsito, não sofre penalidades. Agora, quem descumpre o que consta no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), precisa sofrer as sanções previstas por lei. Mais de 90% das infrações estão diretamente relacionadas ao ato de colocar a vida em risco”, afirmou Cruz.