O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Política

Desembargadora rejeita recurso de Pauderney para retomar União Brasil

22 de maio de 2023 Política
Compartilhar
Pauderney Avelino
Pauderney Avelino continua afastado do cargo de presidente do União Brasil no Amazonas (Foto: Divulgação)
Por Felipe Campinas, do ATUAL

MANAUS – A desembargadora Socorro Guedes, do TJAM (Tribunal de Justiça do Amazonas), rejeitou recurso do ex-deputado federal Pauderney Avelino contra decisão que suspendeu a reeleição dele para o cargo de presidente estadual do União Brasil no Amazonas. A decisão foi proferida na manhã desta segunda-feira (22).

De acordo com Socorro Guedes, o evento que reconduziu o político ao cargo não atendeu regras do estatuto do partido, incluindo a divulgação com cinco dias de antecedência. A convocação foi publicada no dia 24 de abril, dois dias antes do evento, realizado no dia 26. “Entre a publicação e a data da convenção se passaram somente 2(dois) dias”, disse a desembargadora.

A magistrada também afirmou que não houve intervalo para inscrição de chapas concorrentes, que deve ocorrer três dias antes do evento, e que o edital não informou o número de membros para os diretórios, conforme prevê o estatuto do partido.

A desembargadora sustentou ainda que Pauderney não conseguiu comprovar que atendeu ao quórum minimo de votação.

“Ainda que haja nebulosa controvérsia acerca do número de convencionais aptos a votar, para fosse apurado o quórum mínimo de votação, é certo que o agravante a despeito de contestar o número apresentado pelos agravados na origem não se desincumbiu do ônus da prova, pois afirmou que 5 dos 34 membros já não estariam mais filiados, porém juntou a comprovação de apenas três”, diz trecho da decisão.

Na última sexta-feira (19), Pauderney afirmou, em nota, que a recondução dele ao cargo de presidente estadual do União Brasil atendeu todas as exigências do estatuto do partido e “representou a vontade de mais de quarenta filiados, número muito superior ao de insatisfeitos que protocolaram ação judicial” (nove filiados).

“Todos os trâmites legais para a eleição da presidência da executiva estadual foram seguidos, respeitando rigorosamente o que prevê o Estatuto da legenda partidária”, disse Pauderney. “A verdade e a Justiça haverão de ser repostas, com a vontade da maioria devidamente garantida”, completou o ex-deputado, na nota.

Na quarta-feira (17), o juiz José Renier Guimarães, da Comarca de Manaus, derrubou a reeleição de Pauderney ao cargo. Ele atendeu ao pedido de um grupo de nove filiados ligados ao governador Wilson Lima, incluindo dois deputados federais e 5 dos 6 deputados estaduais da sigla, que apontaram diversas irregularidades, incluindo a falta de ampla divulgação e de quórum mínimo.

No mesmo dia, o Governo do Amazonas publicou decreto com a exoneração de Pauderney do cargo de secretário da Sedecti (Secretaria de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), que ele ocupava desde janeiro deste ano. O ato está datado de 16 de maio (terça-feira), mesmo dia em que o grupo de Lima entrou na justiça para retirar o político do cargo.

Pauderney recorreu, na quinta-feira (18), à segunda instância em plantão judicial para derrubar a decisão que o destituiu do cargo. Ele alegou que o partido ficaria “desgovernado” e correria risco de não cumprir obrigações. O desembargador Domingos Chalub, no entanto, disse que o caso poderia ser analisado no expediente regular.

Notícias relacionadas

Senador Davi Alcolumbre descarta ler requerimento para instalar CPMI do Banco Master

‘Vão aparecer mais coisas’, afirma Lula sobre escândalo do Banco Master

Alberto Neto e Fausto Jr. alegam segurança econômica ao apoiar prazo de 10 anos para escala 6×1

PF rejeita delação de Vorcaro por não incluir informações novas sobre o caso Master

Deputado Fausto Souza Jr. denuncia ameaças de morte contra ele e familiares

Assuntos decisão judicial, Pauderney Avelino, presidente do partido, União Brasil
Felipe Campinas 22 de maio de 2023
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Política

Deputado Fausto Souza Jr. denuncia ameaças de morte contra ele e familiares

21 de maio de 2026
Flávio Dino comanda audiência sobre emendas parlamentares (Foto: Antonio Augusto/Ascom STF)
Dia a Dia

Decisão judicial estrangeira só vale no Brasil com aval do STF, reafirma Dino

15 de abril de 2026
Política

Juiz rejeita ação de David contra Amom e diz que publicação foi crítica, não ofensa

13 de abril de 2026
Câmara Municipal de Anori: cinco vereadores perdem mandato por fraude à cota de gênero (Foto: CM Anori/Divulgação)
Política

Cinco vereadores do União em Anori perdem mandato por fraude

6 de abril de 2026

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?