O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Política

Deputados acusam AGU de violar processo legal sobre ‘PL da Misoginia’ e acionam o TCU

23 de abril de 2026 Política
Compartilhar
Adriana Ventura quer publicidade pública para notas fiscais (Foto: Michel Jesus/Agência Câmara)
Adriana Ventura assina representação contra a AGU (Foto: Michel Jesus/Agência Câmara)
Por Maria Magnabosco, do Estadão Conteúdo

BRASÍLIA – A bancada do Partido Novo na Câmara dos Deputados protocolou, nesta quarta-feira (22), uma representação no TCU (Tribunal de Contas da União) contra a atuação da AGU (Advocacia-Geral da União). Os parlamentares entraram com a ação após o órgão federal enviar notificações às plataformas digitais solicitando a remoção ou rotulagem de publicações relacionadas ao chamado “PL da Misoginia”. Segundo a acusação, a AGU não estaria garantindo o direito ao contraditório e à ampla defesa.

A bancada afirma que o órgão está utilizando a estrutura pública para promover a remoção extrajudicial de conteúdos opinativos publicados por cidadãos nas redes sociais. Segundo a representação, tais medidas foram adotadas sem a devida abertura de processo administrativo regular, o que, na avaliação dos deputados, viola princípios constitucionais como o devido processo legal e a liberdade de expressão.

Na última semana, a AGU enviou uma notificação extrajudicial ao X para pedir a retirada de publicações contrárias ao projeto de lei que equipara a misoginia à crime de preconceito ou discriminação. Segundo o órgão, influenciadores estavam fazendo publicações que não eram informativas e utilizavam trechos que não constam no Projeto de Lei nº 896/2023, aprovado pelo Senado.

Um dos perfis notificados pela AGU foi o da jornalista Madeleine Lacsko. Segundo os parlamentares do Novo, ela teria sido alvo de medida baseada em “interpretação equivocada sobre o conteúdo de suas publicações”. Os parlamentares também apontaram, na representação, que havia “”inconsistências factuais” nas notificações. Madeleine acusou o órgão de censura e de tentar “assassinar sua reputação”.

Horas depois, a AGU retirou a ordem de remoção de conteúdos publicados por jornalistas. Segundo o Novo, mesmo com o recuo do órgão, “o cerne da representação permanece inalterado”, visto que a ordem permaneceu para influenciadores e demais usuários das redes que publicaram conteúdos semelhantes.

Para os parlamentares, o ponto central seria “a ausência de contraditório e ampla defesa” para os usuários notificados. “A AGU ultrapassou todos os limites ao usar a máquina pública para censurar cidadãos. (…) O Estado não pode se transformar em fiscal de opiniões nem perseguir quem pensa diferente. A democracia se fortalece com liberdade, não com intimidação”, diz a deputada Adriana Ventura (Novo-SP), signatária da representação.

A iniciativa também é assinada pelos deputados Marcel van Hattem (Novo-RS), Luiz Lima (Novo-RJ) e Gilson Marques (Novo-SC). No texto, os parlamentares argumentam que houve “desvio de finalidade” na atuação da AGU, especialmente por meio da Procuradoria Nacional da União de Defesa da Democracia.

A bancada do Novo solicitou ao TCU a concessão de medida cautelar para suspender imediatamente atos administrativos que tenham resultado em pedidos de remoção de conteúdo sem garantias processuais. No mérito, pede o reconhecimento de irregularidades e a revisão dos procedimentos adotados pela AGU.

O Estadão entrou em contato com o órgão e ainda aguardava um retorno até a publicação deste texto. Este espaço segue aberto.

O PL da misoginia, aprovado no Senado no último mês define a misoginia como “a conduta que exteriorize ódio ou aversão às mulheres” e altera a redação da legislação vigente para incluir o termo “misoginia” entre as formas de preconceito já tipificadas – como as praticadas por raça, cor, etnia, religião e procedência nacional.

Ou seja, na prática, o projeto criminaliza a misógina e equipara ao crime de racismo. A pena prevista para esse tipo de crime é de dois a cinco anos de reclusão, além de multa.

Notícias relacionadas

Por 42 a 34, senadores rejeitam advogado Jorge Messias para vaga de ministro do STF

TCU manda INSS suspender consignados por cartão de crédito

Comissão aprova projeto que obriga prefeitos a liberar recursos de emendas dos vereadores

Deputado faz acordo e devolverá R$ 1,3 milhão pago a funcionários fantasmas

Juíza multa em R$ 15 mil vereador por dizer que ex-prefeito ‘nunca será governador’

Assuntos AGU, liberdade de expressão, misoginia, Partido Novo, processo legal, TCU
Cleber Oliveira 23 de abril de 2026
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Ministro alerta que trabalhador não deve ter pressa em obter consignado pela CLT (Foto: Marcello Casal Jr/ABr)
Economia

TCU manda INSS suspender consignados por cartão de crédito

29 de abril de 2026
Política

Aleam aprova registro das cinco chapas para eleição indireta de governador

27 de abril de 2026
Cármen Lúcia proferiu aula magna na UnB (Universidade de Brasília) (Foto: Alejandro Zambrana/Secom/TSE)
Política

Democracia é instrumento de libertação permanente, afirma ministra Cármen Lúcia

23 de abril de 2026
Caminhoneiros ameaçam paralisação no dia 1º de novembro (Foto: Gervásio Batista/Agência Brasil)
Dia a Dia

TCU consulta caminhoneiros sobre ações de segurança nas estradas

20 de abril de 2026

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?