O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Política

Deputado mais ‘analógico’ da Câmara gasta R$ 240 mil em papéis e boletins

29 de maio de 2023 Política
Compartilhar
Alex Manente teve maior gasto da Câmara com papeis e boletins (Foto: Agência Câmara)
Alex Manente teve maior gasto da Câmara com papeis e boletins (Foto: Agência Câmara)

Da Folhapress

SÃO PAULO – Alex Manente (Cidadania-SP), deputado federal líder do partido na Câmara, gastou R$ 240 mil de verba parlamentar com a compra de milhares de envelopes, cartões de visita, papéis timbrados, além de 170 mil boletins informativos. A informação foi divulgada pelo jornal O Estado de S. Paulo.

Alex Manente gastou R$ 240 mil em itens como papéis, pastas e boletins, de acordo com duas notas fiscais apresentadas em um único mês e o valor está entre as maiores despesas do tipo feitas em 2022 dentre todos os deputados. Ele alega que o gasto se refere ao ano de 2022 e não ao mês de dezembro.

Foram comprados 10 mil envelopes, 15 mil cartões de visitas, 3 mil pastas-canguru timbradas, 50 mil unidades de papel timbrado A4 e os já citados 170 mil boletins informativos.

Apesar de seu mandato ter comprado 10 mil envelopes, foram gastos apenas R$ 37,47 com serviços postais até o final de janeiro, o que indica que os envelopes não foram enviados com dinheiro da verba da Câmara, segundo o Estado de S. Paulo.

Em entrevista ao UOL, Manente disse que os envelopes são entregues para as pessoas do seu colégio eleitoral como parte de sua prestação de contas, por isso o baixo valor de serviços postais.

Ele também ressalta que não está entre os deputados que mais utilizaram a verba parlamentar em sua totalidade: “Não sou o que mais gastou, o que mais consumiu verba pública. Eu deixei de utilizar os recursos que tenho direito na cota. […] É no mês [de dezembro] porque a nota foi no mês, mas vale para o ano inteiro”.

“[Não há] Nenhuma ilegalidade, nenhuma imoralidade, [é] prestação de contas do mandato”, reforça o deputado, afirmando que a divulgação da informação do gasto público possui um viés com intenção de o prejudicar.

‘Deputado analógico’

Os números de aquisição de cartas e envelopes colocariam o político como o deputado mais analógico da Câmara.

Conforme o Estadão, a despesa deixa Manente no topo do ranking dos reembolsos mais altos pagos em um único serviço pela Casa na categoria de “manutenção de escritório de apoio” e em segundo lugar em gastos com “divulgação de atividade parlamentar”.

Mais da metade da cota parlamentar prevista para todo o ano de 2022 (56,7%) foi gasta apenas em duas notas fiscais emitidas por uma única gráfica, a “Lanagraf Serviços Gráficos”, em 27 de dezembro, a um mês do término do segundo mandato do parlamentar.

A gráfica fica localizada em São Bernardo do Campo (SP) e Manente é cotado para concorrer à prefeitura do município na eleição de 2024.

O primeiro pedido de reembolso é de R$ 73,4 mil e o segundo de R$ 166,6 mil. Nas duas notas estão anexadas uma declaração que informa que o deputado transferiu os valores previamente à gráfica.

Ao UOL, ele confirma que os boletins informativos adquiridos foram utilizados e justificou: “Eu sou o mais votado durante três vezes no Grande ABC, que não tem comunicação de TV, de mídia local. Sempre anualmente eu faço prestação de contas pro jornal, entrego na região inteira e tá dentro da legalidade, não há nada de ilegal, deputado federal Alex Manente (Cidadania-SP)!”.

Notícias relacionadas

Abelardo de la Espriella vence na Colômbia em contagem rápida dos votos

Datafolha: Flávio Bolsonaro é rejeitado por 48% dos eleitores; Lula, por 46%

Datafolha: em cenário de 1º turno, Lula tem 41%, Flávio, 31%, Caiado, 3% e Renan Santos, 3%

Moraes autoriza depoimento de Bolsonaro sobre arma apreendida pela PM

Presidente do STF defende firmeza e ética da Justiça para enfrentar polarização política

Assuntos Alex Manente, Câmara dos Deputados, cidadania
Cleber Oliveira 29 de maio de 2023
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Hugo Motta, presidente da Câmara
Política

Motta contraria governo Lula e pauta projeto de lei da escala 6×1 para a próxima semana

12 de junho de 2026
CCJ da Câmara aprovou PEC que reduz maioridade penal (Imagem: TV Câmara)
Política

Comissão da Câmara aprova PEC que reduz maioridade penal de 18 para 16 anos

10 de junho de 2026
Deputado Marcos Pollon alega que núcleo do governo não inclui polícias (Foto: Bruno Spada/Agência Câmara)
Política

Conselho de Ética suspende deputado Marcos Pollon por ofensas a Hugo Motta

9 de junho de 2026
Política

Câmara dos Deputados apressa análise de projeto que libera garimpo de pequeno porte

3 de junho de 2026

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?