
Do ATUAL
MANAUS – O deputado federal Amom Mandel (Cidadania-AM) uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) para reduzir o número de deputados estaduais nas Assembleias Legislativas em todo o país. Amom Mandel alega que o objetivo é enxugar a máquina pública, cortar gastos desnecessários e enfrentar de frente os privilégios estruturais da política brasileira.
Amom Mandel votou contra o aumento de deputados federais, aprovado recentemente pelo Congresso Nacional. Segundo ele, o correto seria redistribuir as cadeiras existentes sem a criação de mais vagas, preservando a responsabilidade com os recursos públicos.
Na PEC, Amom propõe limitar, por faixa populacional, o número máximo de parlamentares estaduais. “Tem estado com 24 deputados que poderia funcionar melhor com 18. Tem Assembleia com orçamento maior que universidade pública. Isso é absurdo!”, afirma Amom.
A Aleam (Assembleia Legislativa do Amazonas) tem 24 deputados.
O parlamentar também assinou a PEC Antiprivilégios, em tramitação na Câmara, que institui o fim de privilégios no serviço público. O objetivo principal é reduzir ou eliminar benefícios considerados excessivos e vantagens desproporcionais como auxílios.
“Não uso cotão. Nunca gasto um centavo com carro oficial. Meu gabinete funciona com custo mínimo e resultado máximo. Agora, estou indo além: quero cortar o excesso no sistema inteiro”, afirmou. “Não dá mais pra aceitar que enquanto falta professor em sala de aula, sobra político em gabinete com ar-condicionado”, acrescenta Mandel.
Confira a proposta de Amom Mandel na íntegra.
