
Do ATUAL
MANAUS – O deputado federal Amom Mandel (Cidadania-AM) pretende propor uma CPI para investigar o tráfico de pessoas na Amazônia. Mandel viajou a São Gabriel da Cachoeira (a 862,54 quilômetros de Manaus), no domingo (11), para apurar denúncias sobre o tráfico no município.
Segundo o parlamentar, dados do Sinam (Sistema de Informação de Agravos de Notificação), do Ministério da Saúde, entre 2010 e 2020 o Amazonas registrou 60 notificações de tráfico de pessoas. A Pestraf-2000 (Pesquisa sobre Tráfico de Mulheres, Crianças e Adolescentes para Fins de Exploração Sexual no Brasil), porém, identificou que a região Norte possui a maior concentração de rota de tráfico do país, com 76 rotas, o que sugere a subnotificação dos casos.
Conforme Amom, a CPI também pode apurar se há descumprimentos de acordos internacionais de direitos humanos na Amazônia relacionados à exploração e o tráfico de crianças e adolescentes.
No município, o parlamentar esteve com o prefeito Clóvis Moreira Saldanha; com o delegado-geral da Polícia Civil no Amazonas, Bruno Fraga; o diretor da PCAM no interior, delegado Paulo Mavignier; a secretária municipal de Saúde, Adelaide Amorim; e militares da Guarnição de São Gabriel da Cachoeira.