Do ATUAL
MANAUS – O lutador Matheus da Silva Nascimento, de 20 anos, suspeito de matar o jovem Caio César Nogueira Tavares, de 25 anos, se entregou à polícia na sexta-feira (27). O delegado Ricardo Cunha, da Delegacia de Homicídios e Sequestros, disse Matheus alegou legítima defesa.
O crime ocorreu na quarta-feira (25) no bairro Morro da Liberdade, zona sul. Na ocasião, Matheus invadiu a casa da ex-namorada e aplicou um golpe “mata-leão” na vítima e a golpeou várias vezes com uma pedra.
Segundo Ricardo Cunha, Matheus não aceitava o termino do relacionamento com a ex-companheira e havia avisado que se Luciana não ficasse com ele, não iria ficar também com outra pessoa.
“Esse crime foi praticado pelo Matheus. Matheus é o ex-companheiro ali da pessoa que ele [Caio] estava se relacionando. [Matheus é] uma pessoa altamente possessiva, uma pessoa que perseguia ali essa moça e não admitia o termino desse relacionamento. E já tinha falado, em ocasiões anteriores, que se ela não ficasse com ele, ela não ficaria com mais ninguém. Então esse crime foi motivado tanto por vingança contra essa pessoa que havia lhe deixado [Luciana], quanto por ciúmes da vítima que estava ali há três meses se relacionando com a moça”, disse Cunha.
O delegado disse ainda que Matheus invadiu a casa da ex-namorada por volta das 2h pegando todo mundo de surpresa e lutou com Caio. Cunha disse que por ser lutador, Matheus levou vantagem na briga.
“Ele invade a casa dessa moça [Luciana] sem ser convidado, às 2h da madrugada. Ele pega todo mundo de surpresa. Ele entra em luta corporal com essa vítima. Essa luta se estende até o quintal dessa casa. O Matheus é um especialista em artes marciais, e um lutador de MMA, é uma pessoa perigosa, não precisa de uma arma de fogo para ser perigoso”, disse o delegado.
Ricardo Cunha falou que Matheus aplicou um golpe chamado mata leão em Caio, que mesmo desmaiado, continuou sendo agredido pelo lutador. “Ele, na ocasião ali do crime, aplica um golpe de mata leão, consegue enforcar essa vitima ao ponto dela desfalecer. Já a vítima desfalecida, ele não para com seu intento criminoso, ele se arma com uma pedra e passa a efetuar várias pedradas na cabeça dessa vítima até levá-lo a sua morte”, relatou Cunha.
O delegado disse que ao se entregar na delegacia, Matheus confessou a morte da vítima, mas disse que estava apenas tentando se defender. “Ele confessa em parte esse delito. Ele confessa a morte da vítima, mas nega os motivos. Ele disse que estava se defendendo, ele não queria a morte dessa pessoa [Caio]. Que o Caio havia pego uma faca. Obviamente, isso não nos convence. Todas as provas técnicas apontam no sentido contrário, que ele sim queria a morte dessa vítima, ele planejou essa entrada nessa casa sem qualquer autorização de sua dona e praticou aí esse crime gravíssimo”, disse o delegado.
O delegado disse que a polícia não tem informação se alguém avisou Matheus que Caio estava na casa de Luciana. Luciana e Matheus estavam separados há 3 meses, mesmo tempo em que Luciana estava tento relações com Caio.
Segundo Cunha, Matheus e Caio não se conheciam e Matheus procurou saber quem era o Caio quando planejou invadir a residência.
Ricardo Cunha disse que Luciana havia denunciado Matheus por perseguição. Matheus tem histórico de violência doméstica. Duas mulheres que se relacionavam com ele haviam registrado um boletim de ocorrência contra o lutador.
Matheus responderá por homicídio qualificado. A prisão do lutador é temporária por 30 dias.