Da Redação
MANAUS – O super-secretário Américo Gorayeb, que cumula duas secretarias no Governo do Amazonas, vai perder espaço em nova mexida que o governador David Almeida pretende dar na administração estadual. Sem demitir, David vai apenas cortar as asas de Gorayeb, que foi colocado na Seinfra (Secretaria de Estado de Infraestrutura) pelo governador José Melo para “apagar o incêndio” causado pelas denúncias do ex-secretário Gilberto de Deus.
Gorayeb vai ficar com a Seinfra, mas deve perder a SRMM (Secretaria de Estado de Região Metropolitana de Manaus), que também comanda Unidade Gestora de Projetos Especiais, responsável pelo Prosamim e pela Cidade Universitária.
Américo Gorayeb é aliado histórico do ex-governador Amazonino Mendes, candidato do PDT a governador nesta eleição suplementar, e foi colocado na Seinfra com as bênçãos do senador Omar Aziz (PSD), principal articulador da candidatura de Amazonino. Gorayeb já ocupou o mesmo cargo – de secretário de infraestrutura – no governo de Amazonino entre os anos de 1999 a 2002, e depois, comandou a Secretaria Municipal de Infraestrutura na gestão de Amazonino na Prefeitura de Manaus, entre 2008 e 2012.
Política Fundiária
Outra mexida que o governador deve fazer é na Secretaria de Estado de Política Fundiária. Ainda não foi batido o martelo, mas David quer fundir a SPF com a Suhab (Superintendência de Habitação do Amazonas). O atual superintendente da Suhab, se confirmada a mudança, ficará sob o comando da secretaria unificada, e o secretário Yvanhoé Amazonas Mendes Filho deixaria o governo.
As mexidas no secretariado foram discutidas em reunião na noite desta segunda-feira, que terminou na madrugada desta terça, 25. Mas o martelo só deve ser batido e o anúncio feito depois do retorno de David Almeida a Tabatinga, para onde viaja nesta terça-feira.