Do ATUAL
MANAUS – O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), que disputa a reeleição, afirmou que os guardas municipais dão 300 tiros no curso de formação. “O policial militar dá, em média, 40 tiros”, comparou o prefeito em entrevista à TV A Crítica na manhã desta sexta-feira (30).
David Almeida prometeu, caso reeleito, implantar aulas de defesa pessoal. “Iremos trazer campeões de jiu-jitsu para dar aulas aos guardas municipais, campeões de karatê”, disse.
Segundo o prefeito, a ampliação do efetivo da Guarda Municipal atrasou devido às restrições da legislação eleitoral e porque os concursados chamados não concluíram o curso de formação.
David Almeida disse que planeja adquirir câmeras de fabricação israelense que detecta armas e drogas dentro de veículos por infravermelho, o que possibilitará fazer abordagem com mais segurança.
Expansão
David também afirmou que será necessário mudar o plano diretor da cidade. “A cidade, com o planejamento que teve, não é possível de se fazer as modificações necessárias. Vamos ter que fazer muita coisa diferente do que já foi feito”, disse.
O prefeito afirmou que pretende ampliar as principais avenidas de Manaus. A ideia é criar mais uma faixa, por exemplo, na Avenida Paraíba, entre o viaduto Josué Cláudio Souza e o acesso à Avenida André Araújo. David também quer fazer o mesmo com a Avenida André Araújo.
“Assim, a gente vai ampliar a capacidade de carros nessas duas vias, melhorando a questão da trafegabilidade e da mobilidade”, disse.
Em relação a outras alternativas para mobilidade urbana, David afirmou que pretende criar ciclofaixas e ciclovias em novas vias que serão abertas. Ele mencionou a ciclovia aberta na passagem de nível na Avenida das Torres com a Avenida Barão do Rio Branco, zona norte.
“Deixamos espaço para ciclovia. É o primeiro viaduto que tem ciclovia na cidade de Manaus. E as vias que nós vamos abrir, vamos abrir objetivando fazer ciclovias e ciclofaixas”, afirmou David.