Da Redação
MANAUS – Concentradores portáteis de oxigênio ajudarão a tratar pacientes com Covid-19 em Silves e Itapiranga (a 200 e 226,05 quilômetros de Manaus, respectivamente). O aparelho substitui o cilindro de oxigênio. Itapiranga tem 2.101 casos confirmados da doença desde março de 2020 e Silves, 951, segundo a FVS (Fundação de Vigilância em Saúde).
Os concentradores foram doados pela Eneva S/A, que explora gás natural no Campo do Azulão, entre os dois municípios do Amazonas. Foram doados dez concentradores.
São equipamentos que armazenam e filtram as moléculas de oxigênio do ar, que é retirado do ambiente, purificado e concentrado. O oxigênio é enviado ao paciente por meio de cânulas ou máscaras.
A companhia também entregou 15 mil equipamentos de proteção individual como máscaras e jalecos aos trabalhadoresda saúde e pacientes dos municípios. Um curso foi ministrado para profissionais de saúde das duas cidades, ministrado pela Universidade Johns Hopkins (Inglaterra), referência em procedimentos de combate à Covid -19.
Também recebem apoio privado 17 costureiras e artesãs do projeto Costurando para o Bem, de complemento de renda. Elas confeccionam máscaras e jalecos doados aos trabalhadores da empresa, comunidades e profissionais de saúde e educação das localidades. Os tecidos e insumos foram fornecidos pela companhia.
O Campo do Azulão foi descoberto em 1999, mas somente depois da aquisição pela empresa, em 2018, passou a receber investimentos que viabilizaram a operação.