Do ATUAL
MANAUS — A Conab (Companhia Brasileira de Abastecimento) promove debates no Amazonas para conhecer o manejo e comercialização do pirarucu, espécie de peixe nobre do estado muito apreciado na culinária amazonense. Os encontros ocorrerão entre os dias 7 e 9 de agosto no Médio Solimões e a intenção é ouvir os criadores para ampliar a produção do pescado.
A iniciativa é em parceria com a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit e integra o programa Euroclima. A Conab considera o pirarucu produto da sociobiodiversidade amazônica. O peixe está incluído na Política de Garantia de Preços Mínimos para produtos extrativos e os criadores recebem a Subvenção Direta ao Produtor Extrativista (SDPE), que consiste no pagamento de um bônus, quando os extrativistas comprovam a venda de produto extrativo por preço inferior ao mínimo fixado pelo governo federal. Atualmente, são contemplados 17 produtos.
A primeira visita será ao Instituto Mamirauá. Depois, a comitiva conhecerá a Comunidade Lago do Capivara, que faz o manejo do pirarucu. Também haverá visita à Reserva de Desenvolvimento Sustentável Amanã, no Instituto Mamirauá.
Participarão do evento representantes de seis ministérios e de sete entidades governamentais como institutos, fundações e secretarias.