MANAUS – Oieee, seja bem-vindo a mais um vídeo para Etiquettar, a nossa coluna sobre etiqueta e comportamento aqui do Amazonas Atual. Eu me chamo Ynglety Barros e hoje vamos iniciar uma série sobre “Comportamentos que fazem a diferença”!
Tudo em nós é comportamento! E estamos a todo tempo sendo observados, avaliados e nos vendendo. Construindo nossa reputação e buscando alcançar nossos objetivos e acredite, muitas vezes são nossos comportamentos que nos afastam daquilo que queremos conquistar, seja um relacionamento bom, uma promoção ou nossa capacidade de evoluir como pessoa.
Por isso, resolvi perguntar ao ChatGPT, ou seja, a Inteligência Artificial, quais são os comportamentos mais pesquisados e ela me trouxe uma lista de 7, que vamos trabalhar ao longo das próximas semanas, então já se inscreve no canal para não perder nenhum dos episódios dessa série.
Vamos começar?! O sétimo comportamento mais pesquisado é a Assertividade!
O que é então a Assertividade: é a habilidade de expressar suas opiniões, desejos e necessidades de forma clara e respeitosa, mantendo limites pessoais. Este tema trata de desenvolver habilidades de comunicação assertiva e resolver conflitos de maneira construtiva.
Ou seja, aqui não se aplica aquela pessoa que fala sem parar, aquela que fala nada com nada, aquela que começa um discurso e tem um tempo de 1 minuto e fala 10 e acha que arrasou. Ou aquela pessoa que fala a verdade e no final diz, “brincadeira, viu!”.
Temos 4 tipos de comportamento: O Agressivo, o passivo, o passivo agressivo e o assertivo. Vamos conhecer cada um deles:
O Agressivo: Não considera as necessidades das outras pessoas, em situações de conflito levanta o tom de voz e pode ser rude. Para quem tem esse comportamento, a maior prioridade é estar no controle.
O Passivo: Comum em pessoas mais tímidas, é um perfil em que o indivíduo costuma concordar com o que é dito pelos outros e se sente pouco à vontade para expor seu próprio ponto de vista.
O passivo agressivo: Não se expressa claramente e tenta usar as outras pessoas para conseguir seus objetivos. Sarcasmo, ironia e deboche são características desse tipo de comportamento.
O assertivo: Sabe expor sua opinião de maneira firme e objetiva, sem ofender as outras pessoas. Uma pessoa assertiva é capaz de adaptar suas necessidades de acordo com a situação e age com empatia.
Por que devemos usar a assertividade? Ela nos auxilia a buscar o equilíbrio. Não é à toa que essa habilidade tem uma forte relação com a qualidade de vida.
Assertividade tem relação também com a escuta ativa, com a empatia e com a comunicação não violenta. Dentro da Etiqueta, a assertividade é um talento adquirido e dentro do método que ensino a Etiqueta, o Construindo Meu Sucesso, ela se torna consequência de sua transformação. Pois uma pessoa que sabe quem é, seus pontos fortes e a melhorar e tem consciência das suas emoções, vai com toda certeza ter uma comunicação melhor, pois ela não vai se utilizar dela para se validar.
Ynglety, e como conquistar essa Assertividade? Anota 11 atitudes que podem te auxiliar a conquistá-la:
- Escute antes de falar;
- Esteja aberto a negociações;
- Aprenda a dizer não;
- Assuma seus erros;
- Aprenda a dar feedbacks;
- Mantenha contato visual direto enquanto se comunica, sem ser ameaçador;
- Utilize tom de voz de maneira que todos possam escutar e mantenha uma postura tranquila;
- Responda de forma direta as situações;
- Tenha domínio do assunto;
- Timing é importante!
- Treine;
E aí curtiu? E esse foi mais um vídeo para Etiquettar, a nossa coluna sobre Etiqueta e comportamento aqui no Amazonas atual. Gostou do vídeo? Então já deixa seu like, compartilha e comenta. Te espero semana que vem para continuarmos nossa série Comportamentos que fazem a diferença! E descobrirmos qual o sexto comportamento mais pesquisado. E lembre-se sempre: Faça da Etiqueta, seu estilo de vida.